Glossário


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


A

acreção
Acúmulo de poeira e gás em grandes corpos estelares, tais como estrelas, planetas e luas.
Adams, John Couch 1819-1892
Astrônomo e matemático inglês que, na idade de 24 anos, foi a primeira pessoa a prever a posição de uma massa planetária para além da órbita de Urano. Após Galle confirmar a existência de Netuno com base em cálculos independentes feitos por Le Verrier, os dois envolveram-se numa disputa pela prioridade de tal previsão. (4k jpg)
albedo
a razão entre a quantidade de luz refletida por um objeto e a quantidade de luz incidente; uma medida da refletividade ou da luminosidade intrínseca de um objeto (uma superfície branca ou perfeitamente refletora teria um albedo de 1,0; uma superfície preta perfeitamente absorvente teria uma albedo de 0,0).
marca de albedo
uma marca clara ou escura na superfície de um objeto que pode não ser uma formação geológica ou topográfica.
antípoda
o ponto que está diretamente no lado oposto do planeta
afélio
o ponto na órbita de um planeta em que este se encontra mais afastado do Sol; usa-se o termo apogeu ao se fazer referência a objetos que gravitam em torno da Terra; o termo apoápside é usado para órbitas ao redor de outros corpos. (oposto a periélio)
número de asteróide
Os asteróide recebem um número de série ao serem descobertos. Não tem qualquer significado particular, exceto indicar que o asteróide N+1 foi descoberto após o asteróide N. (veja apêndice 5)
unidade astronômica (AU)
= 149.597.870 km; distância média da Terra ao Sol.
atmosfera
= 1,013 bars = 1,03 kg/cm2 = 14.7 libras por polegada quadrada, pressão atmosférica padrão ao nível do mar
aurora
brilho na ionosfera de um planeta causado pela interação entre o campo magnético do planeta e partículas solares com carga elétrica
aurora boreal
as "Luzes do Hemisfério Norte"; fenômeno causado pela interação entre o vento solar, o campo magnético da Terra e a camada superior da atmosfera. Efeito similar ocorre no hemisfério sul, onde é conhecido como aurora austrailis.

B

bar
= 0.987 atmosfera = 1.02 kg/cm2 = 100 kilopascal = 14.5 lbs/pol quadrada.
Barnard, Edward Emerson 1857-1923
Astrônomo americano, descobridor do satélite de Júpiter Amaltéia e da estrela de Barnard, a segunda estrela mais próxima do Sol.
Barsoom
Nome local do planeta Marte nos livros de Edgar Rice Burroughs.
Bode, Johann 1747-1826
Astrônomo alemão conhecido pela "Lei de Bode", que procura explicar os tamanhos das órbitas planetárias.
Bond, William Cranch 1789-1859
Um dos primeiros astrônomos americanos de renome; superou a pobreza e a falta de uma educação formal para tornar-se o primeiro diretor do Observatório de Harvard College, onde estudou Saturno e (com Lassell) descobriu seu Hyperion.
Brahe, Tycho 1546-1601
Astrônomo dinamarquês cujas acuradas observações astronômicas forneceram as bases para as leis do movimento planetário de Kepler. (141k jpg; 38k jpg; mais)

C

caldera
cratera formada pela explosão ou colapso de um vento vulcânico.
carbonato
composto contendo carbono e oxigênio (i.e., carbonato de cálcio).
Cassini, Giovanni Domenico 1625-1712
(Jean Dominique) astrônomo francês de origem italiana e primeiro diretor do Observatório Real de Paris; descobridor de quatro das luas de Saturno ( Tethys, Dione, Rhea e Iápeto) e a grande falha em seus anéis. (13k jpg; mais)
catena
cadeia de crateras
cavus
depressões ocas e irregulares.
chaos
nome que se dá a uma área determinada de um terreno fraturado.
chasma
canyon.
cromosfera
nível inferior da atmosfera solar entre a fotosfera e a coroa
colles
pequenas colinas
coma
poeira e gás que envolvem o núcleo de um cometa ativo
Congresso
ramo legislativo do Governo dos EUA; tem-se mostrado mais hostil ao programa de desenvolvimento espacial que a vastidão do espaço.
convecção
Circulação fluida acionada por grandes gradientes de temperatura; transferência de calor através dessa circulação automática.
Copérnico, Nicolau 1473-1543
astrônomo polonês, autor da teoria heliocêntrica segundo a qual a Terra e os outros planetas gravitam em torno do Sol. Essa teoria despertou grande controvérsia na época, uma vez que a visão ptolomaica do universo, que já imperava há mais de 1000 anos, estava profundamente enraizada na filosofia e na religião. (470k html/gif; 12k gif; 129k jpg; mais)
coroa
formação de forma ovóide
coroa solar
nível superior da atmosfera solar caracterizado por baixas densidades e altas temperaturas (> 1,0E+06º K).
coronógrafo
telescópio especial que bloqueia a luz do disco do Sol a fim de permitir o estudo da fraca atmosfera solar.
raio cósmico
partícula carregada, extremamente energética (relativista)
cratera
depressão em formato côncavo formada pelo impacto de um meteorito; depressão em torno do orifício de um vulcão.

D

densidade
medida em gramas por centímetro cúbico (ou quilogramas por litro); a densidade da água é 1,0; a do ferro é 7,9 e a densidade do chumbo é 11,3.
disco
superfície visível do Sol (ou de qualquer corpo celeste) projetada sobre o céu.
efeito Doppler
mudança aparente no comprimento de onda do som ou da luz causada pelo movimento da fonte, do observador ou de ambos. (veja também)
dinossauros
grandes répteis da era mesozóica - 23 a 65 milhões de anos passados; muito provavelmente foram varridos do planeta pelo impacto de um grande asteróide ou cometa.
direto
movimento de rotação ou orbital em sentido anti-horário quando visto do polo norte do primário (isto é, no mesmo sentido do da maioria dos satélites); o oposto de retrógrado. O polo norte é aquele que se localiza no mesmo lado da eclíptica que o polo norte terrestre. (a palavra "prógrado" é às vezes usada para significar "direto" nesse sentido.)
dorsum
ridge.

E

excentricidade
a excentricidade de uma elipse (órbita planetária) é a razão da distância entre os focos e o eixo maior. Da mesma forma, a excentricidade é (ra-rp)/(ra+rp), onde ra é a distância apoápside e rp é a distância periápside .
erupção efusiva
uma erupção vulcânica de intensidade relativamente baixa que expele lava basáltica a uma velocidade aproximadamente igual à do caminhar; a lava é fluida por natureza; as erupções no vulcão de Kiluaea, no Havaí, são efusivas
Einstein, Albert 1879-1955
físico germano-americano; desenvolveu as Teorias Especial e Geral da Relatividade, que, juntamente com a Mecânica Quântica, são o fundamento da física moderna. (veja fusão, velocidade da luz) ( 96k gif)
elipse
oval. Foi Johannes Kepler quem primeiro descobriu, baseado nas cuidadosas observações de Tycho Brahe, que a órbita dos planetas são elípticas, e não circulares.
erg/s
= 1e-10 kilowatts = 0,0000001w
erupção explosiva
uma violenta erupção vulcânica que expele resíduos no ar por centenas de milhas; a lava tem baixo teor de silicato; pode ser perigosa para pessoas que estejam nas proximidades; um exemplo é a erupção do Monte Santa Helena, em 1980
notação exponencial
"1,23e4" significa "1,23 vezes 10 na 4ª potência" ou 12.300; "5,67e-8" significa "5,67 dividido por 10 na 8ª potência ou 0,0000000567.

F

facula
mancha brilhante
farrum
estrutura achatada (panqueca)
filamento
um penacho de gás suspenso sobre a fotosfera por campos magnéticos que, visto de encontro ao disco do Sol, parece escuro; um filamento na borda do Sol visto em emissão contra o céu escuro é chamado de proeminência.
fissura
abertura estreita ou fenda de considerável comprimento e profundidade.
flare
súbita erupção de energia no disco solar (com duração de alguns minutos ou horas) da qual são emitidas radiações e partículas.
flexo
formação linear pontiaguda
fluctus
terreno de aluvião.
fossa
depressão rasa, longa e estreita
Franklin, Benjamin 1706-1790
Estadista, escritor e cientista americano. Desempenhou importante papel na Revolução americana e ajudou a elaborar a Constituição. Suas numerosas inovações científicas e práticas incluem o pára-raios, os óculos bifocais e um fogão.
fusão nuclear
processo nuclear pelo qual vários núcleos pequenos se combinam para formar um núcleo maior cuja massa é ligeiramente menor que a soma dos núcleos pequenos. A diferença de massa é convertida em energia segundo a famosa equação de Einstein (E=mc2). Essa é a fonte da energia da solar e, em última instância, de (quase) toda energia da Terra.

G

Hipótese Gaia
essa hipótese retira seu nome da mitologia grega: Gaea, a deusa Terra; postula que a Terra deve ser vista como um grande organismo vivo e que os processos biológicos estabilizam o meio ambiente. Foi apresentada pelo primeira vez pelo biólogo inglês James Lovelock, em 1969.
Galle, Johann Gottfried 1812-1910
Astrônomo alemão que, com Heinrich Louis d'Arrest, fez a primeira observação de Netuno baseada nos cálculos de Le Verrier. Embora Galle fosse o primeiro a observar Netuno, sua descoberta geralmente é creditada a Adams (que fez os primeiros cálculos) e a Le Verrier.
Luas Galileanas
As quatro maiores luas de Júpiter: Io, Europa, Ganímedes e Callisto, descobertas independentemente por Galileo e Marius. (Galileu propôs que fossem chamadas de estrelas medicianas, em honra de seu patrono, Cosimo II de Medici; os nomes atuais são uma homenagem a Marius)
Galileo Galilei 1564-1642
Astrônomo e físico italiano. O primeiro a usar um telescópio para estudar os corpos celestes. Descobridor das primeiras luas de um corpo extraterrestre (veja acima). Galileu foi um vibrante defensor da teoria heliocêntrica de Copérnico. Em reação a Galileu, a Igreja declarou heresia ensinar que a Terra se movia, e o condenou à prisão. A Igreja aferrou-se a essa posição for 350 anos, até que Galileu foi formalmente reabilitado, em 1992. (16k gif; 136k jpg). Veja também a exposição sobre Galileu no Instituto e Museu de História da Ciência, Florença, ITÁLIA.
George III 1738-1820
Rei da Inglaterra e Irlanda (1760-1820). Suas políticas de governo fomentaram o descontentamento das colônias americanas, levando à revolução de 1776.
Órbita geossincrônica
uma órbita direta, circular e de baixa inclinação na qual a velocidade orbital do satélite harmoniza-se com a velocidade rotacional do planeta; um engenho espacial parece permanecer imóvel acima de uma certa posição da superfície do planeta.
granulação
um padrão de pequenas células vistas na superfície do Sol causado pelos movimentos de convecção do quente gás solar.
efeito estufa
aumento de temperatura que ocorre quando a radiação proveniente do sol entra na atmosfera, mas a saída da radiação térmica é bloqueada por ela (o dióxido de carbono é o principal fator).

H

Hale, George Ellery 1868-1938
Astrônomo americano que fundou os observatórios de Yerkes, Monte Wilson e Palomar. (72k gif)
Hall, Asaph 1829-1907
Astrônomo americano que descobriu as duas luas de Marte, Deimos e Phobos.
Halley, Edmund 1656-1742
Astrônomo inglês que aplicou as leis do movimento de Newton aos dados de cometas históricos e previu corretamente o reaparecimento do cometa que leva seu nome. ( 12k jpg )
heliocêntrico
que tem o Sol por centro; veja , Copérnico, Kepler, Galileu.
heliopausa
ponto no qual o vento solar encontra o meio interestelar ou o vento solar de outras estrelas.
heliosfera
espaço dentro dos limites da heliopausa que contém o Sol e o sistema solar.
Herschel, Sir William 1738-1822
astrônomo inglês que descobriu Urano e catalogou mais de l800 estrelas duplas e 2.500 nebulosas.
Hubble, Edwin P. 1889-1953
Astrônomo americano cujas observações provaram que as galáxias são "universos-ilhas", não nebulosas dentro de nossa própria galáxia. Sua maior descoberta foi a relação linear entre a distância da galáxia e a velocidade com a qual ela se move. O Hubble Space Telescope recebeu esse nome em sua homenagem. 133k html/gif; 60k gif)
Huygens, Christiaan 1629-1695
astrônomo e físico holandês que descreveu pela primeira vez a natureza dos anéis de Saturno (1655) e descobriu sua lua Titã (7k jpg; mais)

I

ice
usado por cientistas planetários com referência à água, ao metano e a amônia, que geralmente ocorrem em estado sólido nas regiões externas do sistema solar
inclinação
a inclinação da órbita de um planeta é o ângulo entre o plano de sua órbita e a eclíptica; a inclinação da órbita de uma lua é o ângulo entre o plano de sua órbita e o plano do equador de seu primário.
Inquisição, o
tribunal eclesiástico da Renascença instituído para investigar e punir crimes contra a fé católica
planetas inferiores
os planetas Mercúrio e Vênus são chamados de planetas inferiores porque suas órbitas estão mais próximas do Sol do que a órbita da Terra .
campo magnético interplanetário (CMI)
campo magnético carregado com o vento solar.
ionosfera
região de partículas carregadas na atmosfera superior de um planeta; a parte da atmosfera da Terra que começa a altitude de cerca de 25 milhas e se estende por 250 milhas ou mais.

J

jovem
quando usado para descrever uma superfície planetária "jovem", significa que as formações visíveis são de origem relativamente recente, i.e., que as formações mais velhas foram destruídas (e.g., pela erosão ou correntes de lava). Superfícies jovens apresentam poucas crateras de impacto e, caracteristicamente, são variadas e complexas. Em contraste, superfície " velha" é a que mudou relativamente pouco com o tempo geológico. As superfícies da Terra e Io são jovens, as superfícies de Mercúrio e Calisto são velhas.

K

Kelvin (K)
0º Kelvin é o zero absoluto; o gelo derrete a 273 K (= 0º C = 32º F); a água ferve a 373 K (= 100º C = 212º F). (desenvolvido por William Thomson).
Kepler, Johannes 1571-1630
astrônomo e matemático alemão. Aclamado fundador da moderna astronomia, Kepler formulou as famosas três leis do movimento planetário. Elas compreendem uma formulação quantitativa da teoria de Copérnico de que os planetas gravitam em torno do Sol. (16k jpg; 86k jpg; mais)
quilograma (kg)
= 1000 gramas = 2,2 libras, a massa de um litro de água. (veja também)
quilômetro (km)
= 1000 metros = 0.62 milhas.
Kowal, Charles T. 1940-
Astrônomo americano, descobriu Leda e o em forma de cometa e o objeto 2060 Chiron (aka 95 P/Chiron).
Kuiper, Gerard 1905-1973
astrônomo americano nascido na Holanda, conhecido por seus estudos sobre a superfície da Lua; descobriu Miranda e Nereida e encontrou atmosfera em Titã.

L

labes
deslizamento de terra.
labirinto
complexo de vales convergentes
lacus
lago.
Lagrange, Joseph Louis 1736-1813
matemático e astrônomo francês; fez inúmeras contribuições para o estudo da mecânica celestial. Lagrange mostrou que três corpos podem ficar nos vértices de um triângulo equilátero que gire em torno de seu plano. Se um dos corpos for suficientemente maciço em relação aos outros dois, então a configuração triangular é estável. Tais corpos são às vezes chamados de troianos. O vértice dianteiro do triângulo é conhecido como ponto dianteiro de Lagrange ou L4; o vértice traseiro é o ponto traseiro de Lagrange ou Lr. (veja também) (5k gif)
Lassell, William 1799-1880
Astrônomo inglês, descobriu o maior satélite de Netuno, Tritão e (com Bond) descobriu a lua de Saturno, Hiperíon. Um próspero fabricante de cerveja antes de abraçar a astronomia.
Le Verrier, Urbain Jean Joseph 1811-1877
Astrônomo francês cuja previsão da posição de um planeta ainda desconhecido (Netuno) que causava perturbações na órbita de Urano , foi a primeira a ser confirmada (por Galle) embora Adams tivesse feito previsão similar alguns meses antes.
lidar
instrumento similar ao radar usado para operar em comprimentos de onda visíveis. Borda externa do disco aparente de um corpo celeste
ano luz
=9,46053e12 km (=5.880.000.000.000 milhas = 63.239 u.a.); a distância percorrida pela luz em um ano.
linea
marca alongada.
litro
= 1000 cm3 = 1.06 quartos americanos
Lowell, Percival 1855-1916.
Astrônomo americano. Fundou o Observatório de Lowell, no Arizona (1894), onde seus estudos sobre Marte o levaram a acreditar que as marcas que via na superfície de Marte eram "canais" e, portanto, que o planeta era habitado por seres inteligentes. Seus sucessores mais tarde descobriram Plutão.

M

mácula
mancha escura.
magnetosfera
região do espaço na qual o campo magnético de um planeta domina o campo magnético do vento solar.
magnetocauda
porção de uma magnetosfera planetária que é empurrada na direção do vento solar. .
magnitude
Grau de luminosidade de um corpo celeste expresso em uma escala numérica, na qual a estrela mais brilhante tem magnitude -1,4 e a estrela visível mais fraca tem magnitude 6, em uma escala tal que um decréscimo de uma unidade representa um aumento de 2,512 do brilho aparente. Também chamada de magnitude aparente.
mare
literalmente, "mar" (ainda usada por razões históricas); na verdade, uma grande planície circular
Marius, Simon 1573-1624
( Mayr) astrônomo alemão que deu nome as luas "galileanas" de Júpiter. Eles e Galileu afirmaram ter descoberto essas luas e, provavelmente, o fizeram independentemente. Envolveram-se numa disputa pela prioridade de tais descobertas. Marius foi também o primeiro a observar a Nebulosa de Andrômeda com um telescópio e um dos primeiros a observar as manchas solares. (mais)
mensa
mesa, elevação de crista achatada.
metal
usado pelos astrofísicos para se referir a todos os elementos, exceto o hidrogênio e o hélio, como neste exemplo: "o universo é composto de hidrogênio, hélio e traços de metais".
millibar
1/1000 de um bar. A pressão atmosférica ao nível do mar é cerca de 1013 milibar.
planetas menores
um outro termo usado para asteróides.
mons
montanha (plural: montes)

N

Neujmin, Grigoriy N.
Astrônomo ucraniano; descobriu o asteróide 951 Gaspra.
neutrino
partícula fundamental supostamente produzida em números maciços por reações nucleares nas estrelas. São difíceis de serem detectados, uma vez que uma expressiva maioria deles passa através da Terra sem interagir.
Newton, Isaac 1642-1727
clérigo e cientista inglês; descobriu as leis clássicas do movimento e da gravidade ; a estória da maçã é provavelmente falsa. (10k jpg)
Nicholson, Seth Barnes 1891-1963
Astrônomo americano; descobriu Lisitéia, Ananque, Carme e Sínope; também desenvolveu importante trabalho sobre as manchas solares.

O

oceanus
literalmente, "oceano"; na verdade, uma grande planície circular.
velho
uma superfície planetária que foi pouco modificada desde a sua formação, apresentando caracteristicamente grande quantidade de crateras de impacto (compare com jovem).
Oort, Jan Hendrik 1900-1992
Astrônomo holandês que fez grandes contribuições para o conhecimento da estrutura e rotação de nossa galáxia. Numa veia paralela de pesquisa, Oort também estudou os cometas. O resultado desse trabalho foi uma teoria, hoje amplamente aceita, de que o Sol está cercado por uma distante nuvem de material cometário, agora chamada de nuvem de Oort, cujos fragmentos são ocasionalmente arremessados para dentro do sistema solar na forma de cometas.
ovóide
que tem a forma de ovo

P

palus
literalmente, "charco"; na verdade, uma pequena planície.
patera
pequena cratera; borda complexa e de vieira.
penumbra
região filamentar externa de uma mancha solar.
periélio
ponto na órbita de um planeta mais próximo do Sol. Usa-se o termo perigeu quando se faz referência a objetos que gravitam em torno da Terra; o termo periápside é usado para órbitas ao redor de outros corpos.(oposto de afélio)
Perrine, Charles Dillon 1867-1951
astrônomo argentino-americano que descobriu Himalia e Elara.
perturbar
fazer com que um planeta se desvie de um movimento orbital teoricamente regular.
fotosfera
a superfície visível do Sol ; manchas solares e fáculas são observadas na fotosfera.
plaga
região luminosa observada na cromosfera solar .
Pickering, William Henry 1858-1938
Astrônomo americano. Suas fotografias de Marte, entre as primeiras a serem obtidas, forneceram uma base para a sua contestação às observações de Lowell dos supostos canais em Marte. Descobriu Febe.
planitia
planície baixa.
planum
platô ou planície alta.
Pope, Alexander 1688-1744
Escritor inglês, lembrado principalmente por seus poemas épico-satíricos: The Rape of the Lock e The Dunciad.
proeminência
um fio de gás relativamente frio na corona solar que se mostra brilhante quando visto na borda do disco solar em contraste com a escuridão do espaço.
promontorium
promotório, cabo
Ptolomeu, 2º século d.C.
Astrônomo, matemático e geógrafo alexandrino que baseou sua astronomia na crença de que todos os corpos celestes giram ao redor da Terra. ( 10k gif; mais )

Q

R

gigante vermelho
uma estrela que tem baixa temperatura superficial e diâmetro grande em relação ao Sol.
regio
região.
Teoria da Relatividade,
descreve com maior precisão que a mecânica newtoniana os movimentos dos corpos celestes em fortes campos gravitacionais ou próximos à velocidade da luz. Todas as experiências feitas até o presente concordam, em alto grau de precisão, com as previsões da teoria da relatividade. Curiosamente, Einstein recebeu o prêmio Nobel em 1921 não pela Relatividade, mas por seu trabalho em 1905 sobre o efeito fotoelétrico.
resolução
quantidade de pequenos detalhes visíveis numa imagem; a baixa resolução mostra apenas os traços gerais das formações, a alta resolução mostra muitos detalhes pequenos.
ressonância
Estado no qual um objeto em órbita está sujeito a perturbações gravitacionais causadas por outro objeto.
reticulum
padrão reticular (em formato de rede)
retrógrado
movimento de rotação ou orbital em sentido anti-horário quando visto do pólo norte do primário (isto é, no sentido oposto a maioria dos satélites); o oposto de direto. O pólo norte é aquele que está no mesmo lado da eclíptica que o pólo norte da Terra.
vale fissurado
vale alongado formado pela depressão de um bloco da crosta do planeta entre duas falhas ou grupos de falhas aproximadamente paralelas.
rima
fissura.
Limite de Roche
a maior proximidade a que um corpo fluido pode orbitar ao redor de seu primário sem ser destruído por forças de maré. Um corpo sólido pode sobreviver dentro do limite de Roche se as forças de maré não excederem sua resistência estrutural.
rupes
escarpas.

S

escarpa
linha de penhascos produzida por falhas ou erosão.
scopulus
escarpa irregular.
semi-eixo maior
o semi-eixo maior de uma elipse (por exemplo, uma órbita planetária) é a metade do comprimento do eixo maior, que é o segmento de uma linha que passa através dos focos da elipse com pontos terminais na própria elipse. O semi-eixo maior de uma órbita planetária é também a distância média do planeta a seu primário. As distâncias periápside e apoápside podem ser calculadas a partir do semi-eixo maior e a excentricidade através de rp= a(1-e) e ra+ a(1+e).
Shakespeare, William 1564-1616
Escritor e poeta inglês; escreveu algumas boas sátiras.
satélite pastor
(ou "lua pastora") satélite que mantém a existência de um anel planetário através de forças gravitacionais. (Para uma boa imagem, veja Pandora .)
sideral
relativo a estrelas. Rotação sideral é aquela medida com relação às estrelas, antes que com relação ao Sol ou ao primário de um satélite.
silicato
composto contendo silício e oxigênio (e.g. oliveno)
sinus
literalmente, "baía"; na verdade, uma pequena planície
ciclo solar
variação quase periódica (aproximadamente 11 anos) da freqüência ou do número de eventos solares ativos.
nebulosa solar
nuvem de gás e poeira que começou a se desfazer há cerca de 5 bilhões de anos para formar o sistema solar.
vento solar
uma tênue corrente de vento e partículas eletricamente carregadas, principalmente prótons e neutros - plasma - que emanam do Sol; as velocidades do vento solar típicas estão próximas a 350 km/s.
velocidade da luz
=299.792.458 metros/s (186.000 milhas/s). Segundo a Teoria da Relatividade de Einstein nada pode mover-se mais rápido que a luz no vácuo; Scotty e Geordi pensam diferente.
spicules
espículo; em forma de agulha; formação gasosa com esse padrão vista na atmosfera solar.
classificação estelar
classificação atribuída a uma estrela, consistindo em uma letra e um número, dependendo da natureza de sua linha espectral, que corresponde aproximadamente à temperatura da superfície. As classes são: O, B, A, F, G, K e M; as estrelas O são as mais quentes; M, as mais frias. Os números são simplesmente subdivisões das classes maiores. As classes tem uma seqüência estranha porque foram denominadas muito antes que pudéssemos entender sua relação com a temperatura. As estrelas O e B são raras, mas muito brilhantes; as estrelas M são numerosas mas de brilho fraco. O Sol é uma estrela G2.
sublimar
mudar diretamente de sólido para gás sem passar pela fase líquida.
sulcus
sulcos
mancha solar
uma área vista como uma mancha escura na fotosfera do Sol; As manchas solares são concentrações de fluxo magnético que ocorrem geralmente em grupos bipolares; elas parecem escuras porque são mais frias que a fotosfera circundante.
Planetas superiores
Os planetas Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão são chamados de planetas superiores porque suas órbitas estão mais distantes do Sol do que a órbita da Terra .
raio orbital sincrônico
o raio orbital no qual o período orbital do satélite é igual ao período rotacional do planeta. Um satélite sincrônico com uma inclinação orbital igual a zero (mesmo plano do equador do planeta), da perspectiva de um observador localizado na superfície do planeta, permanece fixo no céu, (tais órbitas são geralmente usadas para satélites de comunicação).
rotação sincrônica
diz-se de um satélite onde seu o período de sua rotação em torno de seu eixo é igual ao período de sua órbita ao redor de seu primário. Isso implica que o satélite sempre mantém o mesmo hemisfério voltado para seu primário (e.g., a Lua). Isso implica também que um hemisfério frontal está sempre voltado na direção do movimento do satélite, enquanto que o hemisfério traseiro está sempre voltado para trás.

T

tectônico
forças deformadoras que atuam sobre a crosta de um planeta.
terminador
linha divisória entre a parte iluminada e não-iluminada do disco da lua ou de um planeta.
terra
extensa massa de solo
tessera
telha; terreno formado em padrão poligonal
tholus
pequena montanha ou colina
Thomson, William 1824-1907
(Lord Kelvin) físico inglês que desenvolveu a escala de temperatura Kelvin; supervisionou a instalação do cabo transatlântico. (10k gif)
aquecimento da maré
aquecimento dinâmico do interior de um satélite devido à flexão causada pela atração gravitacional de seu primário e, possivelmente, de seus satélites vizinhos.
Tombaugh, Clyde 1906-
Astrônomo americano; descobriu Plutão. (4k gif)
Trekkie
um aficionado do programa de ficção Jornada nas Estrelas.
troiano
objeto que gravita no ponto Lagrange de um outro objeto maior. Esse nome provém de uma generalização dos nomes de dois dos maiores asteróides nos pontos de Langrange de Júpiter: 624 Hektor e 911 Agamemmon. Os satélites de Saturno, Helena, Calipso e Telesto são às vezes também chamados de troianos.

U

umbra
região central escura de uma mancha solar .
undae
dunas.

V

vallis
vale sinuoso (plural: valles)
Van Allen, James A.
Físico americano que descobriu os cinturões de radiação da Terra (que agora levam seu nome) com um instrumento a bordo do satélite americano Explorer 1.
vastitas
terras baixas amplas
Verne, Jules 1828-1905
Escritor francês considerado o fundador da ficção científica moderna. Suas obras incluem "Viagem ao Centro da Terra" e "Viagem da Terra à Lua".
volátil
como substantivo, refere-se a substâncias que são gases a temperaturas comuns. Em astronomia, inclui o hidrogênio, hélio, água, amônia, dióxido de carbono e metano.

W

anão branco
estrela esbranquiçada de alta temperatura superficial e baixa luminosidade intrínseca, com massa aproximadamente igual a do Sol mas densidade muitas vezes maior.

X

Y

Z


Outros Glossários


Contents ... Apelo ... Glossário ... Apêndices l ... Data Host

Bill Arnett; última atualização: 26 de julho de 1995
Hipácio Gomes Marra; última revisão da tradução para o português: 2 de maio de 1996 /body>