Membros

    C. Fiolhais, M. Fiolhais, P. Alberto, J. Paiva, J. Trindade, Miguel Marques, J. Bandeira e outros.

 

Objectivo

    Estudar, num contexto prático, as novas oportunidades que os meios computacionais oferecem para o ensino das ciências básicas e aumentar, pelo uso de computadores, redes (Internet), etc. a compreensão popular da ciência.



História

    Desde 1988 que estamos fortemente empenhados com o apoio, entre outros, da Sociedade Portuguesa de Física, no desenvolvimento, difusão e estudo da utilização de software para o ensino da Física, em particular, e da ciência, em geral (Química e Matemática, principalmente).
    Uma reunião, com participação internacional, sobre "Computadores no Ensino da Física e da Química" foi organizada em Coimbra em 1990. Na sequência desta reunião, foi criada uma acção comum das Sociedades Potuguesas de Física, Química e Matemática (Softciências) que produziu 22 programas para ensinar nas escolas básicas e secundárias e nos primeiros anos da universidade. O impacto nacional desta acção comum foi enorme.
    Um CD-ROM (intitulado Omniciência 98) contendo todos estes programas juntamente com outro material (multimédia, páginas WWW, bases de dados, etc.) foi produzido e tem sido distribuído, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
    Uma cadeira nova intitulada "Computadores no Ensino da Física" foi introduzida no curso de física para futuros professores. Foram realizadas várias teses de mestrado sobre computadores no ensino das ciências e apresentadas comunicações em encontros nacionais e internacionais. Publicaram-se vários artigos e livros neste domínio. Estão em curso trabalhos de doutoramento.



Actividade (resumo)

    O grupo de Computadores no Ensino das Ciências continuará a estudar o impacte do computador para a melhoria do ensino, nomeadamente a física e a química no ensino básico e secundário e nos primeiros anos do ensino universitário. São os seguintes os trabalhos a realizar:

  1. Uso da tecnologia da realidade virtual para o ensino da água nas suas múltiplas facetas (macroscópicas e microscópicas) e para o ensino do movimento de corpos rígidos. Foi aprovado um projecto Praxis sobre "Água Virtual".

  2. Desenvolvimento da Tabela Periódica on line em inglês.

  3. Simulações computacionais em Química-Física ("Molecularium").

  4. Compilação na Web e em CD-ROM de programas úteis para o ensino da Física, Química e Matemática, a distribuir em 2000 por todas as escolas do país com ensino a partir do terceiro ciclo do ensino básico (Omniciência). Pretendemos o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia para esta iniciativa, que se segue a outras semelhantes em 1997 e 1998.

  5. Organização, no quadro do projecto "Nónio" do Ministério da Educação, de páginas na Web sobre Física (WWWFi), Química (WWWQui) e Astronomia (Astrosoft, Luna, etc.).

  6. Organização e manutenção de um Roteiro de Ciência para jovens com informação variada sobre ciência e tecnologia em Portugal.

  7. Organização de Bases de Dados on-line com questões para o ensino das ciências (Zero).

  8. Colaboração com outras entidades que trabalham neste domínio como:

               - Centro de Competência Softciências.

               - Sociedade Portuguesa de Física, nomeadamente Gazeta da Física on line e experiências apoiadas em computador (Física em Acção), etc.
               - Museu de Física da Universidade de Coimbra.
               - Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra (WWWantropos).
               - Exploratório Infante D. Henrique.

 


Bibliografia

 

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Sugestões:


Nº de visitas: Contador
           até às Relógio
          do dia Data
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Carlos Fiolhais
tcarlos@hydra.ci.uc.pt
João Paiva
jcpaiva@cygnus.ci.uc.pt
WebMaster :  Ilídio Martins
ilidiom@nautilus.fis.uc.pt