Índice

Capa 1 e Capa 2

Dedicatória

Agradecimentos

Resumo

Abstract

Índices

Índice de Ilustrações

Índice de Tabelas

Índice de Gráficos

1.      Introdução

2.      O ensino da Física-Química e as TIC

Caracterização do ensino da Física-Química

Os professores

As aulas

Trabalho experimental e laboratorial

A avaliação

Perspectivas dos professores sobre os programas

Recursos das Escolas

Conclusões

Utilização das TIC pelos professores de Física-Química

Comparando resultados

Conclusões

3.      Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação em Contexto Educativo

Utilização da Internet em Portugal

Alguns dados sobre as TIC nas escolas

Introdução das TIC no ensino: breve percurso histórico

Repercussões curriculares da integração das TIC na escola

Primeiras utilizações do computador na disciplina de Física-Química

As TIC no currículo: diferentes perspectivas

As opções na Europa

A tecnologia e o ensino

Estratégias

Actividades

O professor

A avaliação

4.      As TIC, os professores e o ensino da Astronomia no ensino básico: uma proposta de integração

Integração das TIC no ensino básico – a proposta

Contexto e âmbito de aplicação

Competências a desenvolver

O “Plano de integração das TIC” Gestão de recursos: o computador

Gestão de recursos: o espaço

Tipos de ferramentas disponíveis

Sobre a selecção de recursos realizada

As actividades propostas

CD-ROM de suporte ao workshop

Introdução

Actividades

Exemplos

Recursos

Sessão de Trabalho (Workshop)

Sobre a metodologia utilizada

Instrumentos de avaliação

Caracterização da amostra

Analise dos resultados

Professores que participaram no workshop

Síntese das principais conclusões sobre o impacto do workshop:

Síntese do estudo comparativo entre núcleos de estágio

Principais conclusões sobre o efeito do workshop em cada grupo

Conclusão

Os professores da amostra e o contexto nacional

 

5.      Conclusão

Reflexões finais

Formação dos professores de Física-Química: uma proposta

Plano de formação para professores

Nota final

APENDICES

Apêndice – A

Questionário – Estudo nacional

As Tecnologias da Informação e Comunicação: Utilização pelos professores de Física-Química

As tecnologias de informação e comunicação: Utilização pelos professores de Física-Química em profissionalização    

Apêndice – B

Questionário 1

Questionário 2

Respostas dadas pelos professores no Questionário nº1

Respostas dadas pelos professores no Questionário nº 2

Estudo comparativo entre núcleos da UP e da UTAD: Questionário 1

Estudo comparativo entre núcleos da UP e da UTAD: Questionário 2

Apêndice – C

Classificação internacional standard da educação (ISCED

Plano de integração das TIC

Proposta de conteúdos fundamentais a desenvolver no âmbito específico das TIC

Bibliografia

 

 

Apresentação ppt