Investigando as Chuvas Ácidas

   

 

 

 

Introdução   >>>

            

 

A poluição está associada à contaminação ambiental de origem humana ou seja, à introdução no ambiente de elementos nocivos que impossibilitam ou dificultam gravemente a vida e danificam os ecossistemas e os bens materiais, seja localmente ou a nível global.

 

Na origem das chuvas ácidas está a presença na atmosfera de gases poluentes, emitidos pelos países industrializados ou em vias de desenvolvimento. No entanto, devido às mobilizações de massas de ar, as nuvens que transportam esses gases deslocam-se para áreas, por vezes não poluídas e até bastante distantes dos locais de emissão, causando grandes prejuízos e danos.

A consciência destes problemas tem levado à adopção de medidas de controlo da poluição por entidades governamentais de numerosos países e por certos organismos supranacionais. O controlo da poluição inclui uma grande diversidade de medidas, desde a imposição de regras à actividade industrial até aos pequenos gestos do quotidiano.

Muitas pessoas sentem dificuldades em compreender ou discutir  aspectos relacionados com estes temas, dado que exigem formação científica  e conhecimentos de Química. Desta forma, à volta de assuntos tão importantes para todos nós, instalam-se dúvidas, circulam “ideias feitas” e, como consequência, regista-se alguma falta de opinião crítica.