EXPERIMENTA

Centro de Competência NÓNIO

em Física Experimental

Departamento de Física

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)

Universidade de Coimbra (UC)



Informação nº 2, Fevereiro 1998

INTRODUÇÃO

No âmbito do I Concurso Nacional de Projectos de Aplicação das TIC em Educação - Centros de Competência do programa NÓNIO SÉCULO XXI, do Ministério da Educação, que visa dinamizar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas, o Departamento de Física da FCTUC foi acreditado como Centro de Competência destinado à formação e divulgação do uso dos computadores na experimentação em Física.

Coordenado pela Sociedade Portuguesa de Física, foi igualmente aprovado um outro Centro de Competência voltado para o desenvolvimento e aplicação (curricular e extra-curricular) de software educacional nas áreas da Física, Química e Matemática. Intitula-se SOFTCIÊNCIAS - Centro de Competêcia Nónio e existe colaboração estreita com o Experimenta.

O EXPERIMENTA prevê instalar um laboratório equipado para a formação no ensino da Física Experimental assistido por computador, procurando assim o Departamento de Física da FCTUC dar um contributo para a introdução e divulgação das novas tecnologias no ensino, em particular na Física. Pode consultar-se aqui um resumo do projecto EXPERIMENTA e informação mais detalhada encontra-se num ficheiro (formato WINWORD) que poderá importar.


CANDIDATURAS DAS ESCOLAS

Até ao dia 31 de Março decorre o prazo de candidatura ao "II Concurso Nacional de Projectos de Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação - Projectos de Escola", cujo regulamento pode consultar-se no endereço:

http://www.depgef.min-edu.pt/nonio/concursos/regesc98.htm
As escolas do ensino básico e secundário que não tenham projectos projectos aprovados no concurso anterior do Nónio devem apresentar propostas para o funcionamento dos seus projectos específicos, podendo as candidaturas beneficiar do enquadramento nas acções previstas pelo EXPERIMENTA.
Os projectos a apresentar pelas Escolas a este concurso (um só por escola !) devem enquadrar-se no respectivo projecto educativo, e as actividades a realizar serão apoiadas por um (pelo menos um) Centro de Competência. (Embora inicialmente o NONIO pretendesse que cada escola estivesse ligada a um só Centro de Competência, essa exigência foi abandonada uma vez que o NÓNIO pretende privilegiar projectos multidisciplinares, para os quais nem sempre um só Centro será detentor de Competência.)

Aconselha-se a leitura cuidadosa do regulamento do concurso complementada com informações a obter directamente junto da equipa do NÓNIO SÉCULO XXI (no DAPP, telf. 01-395.30.05, fax. 01-395.76.10, e-mail nonio@dapp.min-edu.pt). Estão também disponíveis Informações na Internet

O EXPERIMENTA põe-se à disposição das Escolas interessadas para colaborar na preparação dos respectivos projectos. Para tanto, as escolas que necessitem de informações mais concretas sobre as características específicas dos seus projectos e queiram apresentar a respectiva candidatura em articulação com o Centro de Competência EXPERIMENTA, deverão comparecer a uma sessão de esclarecimento que irá decorrer no Departamento de Física da FCTUC, no próximo dia 6 de Março, 6a feira, a partir das 14h30.
Os financiamentos às Escolas cobrem a aquisição de equipamentos e de serviços, podendo os professores envolvidos beneficiar de redução de horário e devendo a sua formação articular-se com o FOCO e/ou outros programas. No que toca aos equipamentos, poderão ser financiados os que forem especificamente dedicados às tarefas definidas no projecto (kits de sensores e computadores, no caso da Física Experimental), prevendo-se que tais financiamentos sejam apenas complementares dos obtidos no âmbito de outros programas, deste mesmo (noutros concursos), ou dos financiamentos das DREs.
O NÓNIO pede, naturalmente, que a candidatura de cada Escola seja acompanhada por uma declaração de compromisso do(s) Centro(s) de Competência ao qual deseje associar-se. Por isso, a equipa do EXPERIMENTA disponibiliza-se igualmente para esclarecer dúvidas e, com os colegas interessados, definir os projectos que pretendam submeter em articulação com este Centro.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Equipa EXPERIMENTA

Nome Cargo
Rui Ferreira MarquesProf. Assoc. FCTUC; Coordenação
Mª Helena Caldeira Martins Prof. Assoc. FCTUC
Carlos FiolhaisProf. Assoc. FCTUC
Mª Isabel LopesProf. Aux. FCTUC
José António Paixão Prof. Aux. FCTUC
Francisco Campos GilProf. Aux. FCTUC
Décio Ruivo MartinsAssist. FCTUC
Jorge LandeckAssist. FCTUC
Fenando NogueiraAssist. FCTUC


Dados para preenchimento do campo 3 do Formulário de Candidatura das Escolas e possíveis contactos

Nome: EXPERIMENTA - Centro de Competência Nónio em Física Experimental
Endereço: Departamento de Física, FCTUC, Universidade de Coimbra
Localidade: COIMBRA Código Postal: 3000
Telefone: (039) 410600 
Fax: (039) 29158    
e-mail: expnonio@nautilus.fis.uc.pt


Representante da PASCO em Portugal (empresa fornecedora do kit "Standard Physics Bundle" em que assentará inicialmente o trabalho do EXPERIMENTA)

Nome: J. Roma, Lda
Endereço: Praça da Figueira, 12, 1º
Localidade: LISBOA Código Postal: 1100
Telefone: (01) 8810130/9
Fax: (01) 8865153
e-mail: jroma@mail.telepac.pt