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Histórico


Origem | Percurso | Resumo

Origem

SoftCiências

Em 1991 inicia uma Acção Comum organizada pelas Sociedades Portuguesas de Física, Química e Matemática denominada "SoftCiências" , onde o objectivo principal seria a produção e difusão de software para o ensino, aprendizagem e divulgação das ciências básicas.

O apoio surgiu, desde início, do Ministério da Educação e, mais tarde, o Ministério Ciência e da Tecnologia, através do programa Nónio Século XXI.

Até 1996 tinham sido desenvolvidos cerca de 20 softwares que foram distribuídos individualmente à comunidade escolar portuguesa. Estes programas eram na sua maioria simulações, jogos de aprendizagem e bases de dados. O espírito envolvido neste desenvolvimento está patente no nome da Acção Comum: "Soft". Pretendia-se desmistificar as ciências "duras", tornando-as mais "moles", mas "soft", mais fáceis de aprender, mas sem fazer concessões no rigor e no esforço.

A partir de 1997 uniram-se esta Acção Comum entidades como:

Omniciências

Com a entrada de novos parceiros e o apoio do Projecto Ciência Viva (Ministério da Ciência e Tecnologia), foi possível evoluir para uma nova etapa, o sub-projecto Omniciências .

O objectivo do Omniciências seria o desenvolvimento de um sitio On-line onde estivessem disponíveis de forma actualizadas, os materiais desenvolvidos no âmbito do SoftCiências, bem como, os conteúdos dos Websites READCiências e Nonius.

O READCiências era a maior base de dados em português disponível na altura na Internet sobre Recursos Educativos em Ciências. Já o Nonius era uma base de dados relativa à área da Matemática.

Como, desde o inicio da Acção, se procurava combinar os benefícios do on-line e do off-line. Foram compilados todos estes materiais em 2 CD's: o Onmiciência 97 e o Omniciência 98. Ambos foram distribuídos à comunidade escolar portuguesa. Isto para permitir que todos tivessem acesso a estes recursos independentemente das dificuldades técnicas devido a ligações de Internet lentas ou mesmo demasiado dispendiosas.

Os trabalhos e algumas parcerias terminaram no ano 2000. Mas o seu impacto é reconhecido através de jornais nacionais, e também quando surge como sugestão de apoio e consulta em manuais escolares, revistas pedagógicas das especialidades ou até em programas oficiais.

É neste contexto, e tendo em conta os benefícios para o ensino das ciências, que em 2001 surge o portal Mocho.

 
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