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Histórico


Origem | Percurso | Resumo
Nascimento | 1º Relatório Intercalar | 2º Relatório Intercalar | 3º Relatório Intercalar

Percurso

20 de Outubro de 2002 - 2º Relatório Intercalar

Desenvolvimentos mais significativos desde Dezembro de 2001

Os conteúdos produzidos pela equipa do projecto nas principais áreas de base do portal: Física, Química e Matemática, aumentaram significativamente:

  • Água Virtual: ambiente virtual para o estudo da Física e da Química, onde se pretende contribuir para o realce do papel da Física nos processos que envolvem a água, reforçando assim a sua ligação à Química
  • Ciência 3D: foi desenvolvido um novo layout.
  • Demónio de Maxwell: Simulador para estudar a grandeza física "entropia".
  • Dipolos eléctricos: através de alguns vídeos são demonstrados os argumentos de natureza microscópica que estão subjacentes à formação e comportamento de dipolos moleculares.
  • Fóruns de discussão: continuaram a ser dinamizados
  • Gazeta da Física: Foram disponibilizados on-line as últimas edições da Gazeta da Física.
  • Jogo das Coisas: Jogo a partir do qual se pretende descobrir com o menor número de questões qual o objecto "pensado" e "escondido" pelo computador.
  • Jogos sobre as tabelas periódicas: fomentam a aplicação, memorização e consolidação dos conhecimentos adquiridos sobre a Tabela Periódica.
  • Ligações intermoleculares: destinado a alunos do 12º ano, permite uma visualização detalhada e dinâmica da interacção dipolo instantâneo - dipolo induzido entre moléculas.
  • Magia dos números: é constituída por 14 módulos independentes relacionados com números, curiosidades numéricas e conceitos matemáticos.
  • Ocupação científica de jovens: dentro de um projecto promovido pela Ciência Viva, 4 jovens de idades entre os 16 e os 17 anos acompanhados por uma professora tiveram uma estreita ligação com o portal Mocho, no final propuseram algumas actividades de grande interesse.
  • Sondagens: continuaram a ser dinamizadas sondagens periódicas sobre um assunto científico ou pedagógico.
  • Links comentados: ascendem aos 3000.

Estudo com 20 mil professores

Foi desenvolvido estudo nacional que envolveu cerca de 20 mil professores sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação feita por estes. É relevante realçar alguns números deste estudo:

  • 88% dos professores possuem computador pessoal.
  • 57% dos professores possuem equipamento de ligação à Internet
  • 81% dos professores utilizam o computador para prepararas suas actividades lectivas, destes 94% usam para elaborar fichas e/ou testes e 54% destes utilizadores recorrem à Internet para fazerem pesquisas relacionadas com os conteúdos a leccionar.
  • Utilizam na maioria em interacção directa com os alunos: o processamento de texto para produção e edição de informação, a Internet para consulta e pesquisa de informação e software pedagógico para realização de actividades recreativas/pedagógicas.

Acessos

Durante o período lectivo ocorre um aumento significativo, diminuindo o acesso nos meses de férias lectivas. Mas o acesso ao portal, mesmo em período de férias, continua a ser elevado, mais de 2000 acessos por mês, cerca de 75 visitas diárias ao portal durante as férias.

Total de visitas mensais (Dezembro 2001 a Outubro de 2002)

É importante referir que 49% dos acessos é realizado por portugueses e cerca de 13% por Brasileiros, também o facto de alguns dos conteúdos se encontrarem em inglês permite as visitas por pessoas de outras nacionalidades.

Avaliação parcial de alguns módulos

Algumas das áreas do mocho foram avaliadas de forma mais sistemática, tendo em conta o seu impacto específico junto da comunidade educativa. Estudantes de mestrado e de doutoramento realizaram estudos que de uma forma geral confirmam a validade pedagógica dos recursos digitais que foram criados e que são geridos pelo Portal.

Módulos avaliados:

  • Forças intermoleculares
  • Magia dos números
  • Água Virtual
  • Dipolos e forças entre moléculas

Trabalhos publicados com referências a materiais do "Mocho"

  • Trindade, J; Paiva, J. C. e Fiolhais, C. Visualizing molecules: on-line simulations and virtual reality. Europhysics News. 32 (2001) 14-15.
  • Paiva, J. C.; Gil, V. M. S. e Ferrer Correia, A. . Le Chat: simulation in Chemical Equilibrium. Journal of Chemical Education. 79 (2002) 640.
  • Trindade, J; Paiva, J. C. e Gil, V. M. S. Estereoscopia no Ensino da Física e da Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química. 86 (2002) 63-39.

Teses de mestrado e de doutoramento com relações com o "Mocho"

Doutoramento:

  • Água Virtual, um Ambiente de Aprendizagem da Física e da Química". Jorge Trindade. Concluída em 29 de Setembro de 2002 no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

Mestrados:

  • "Simulações computacionais online para o ensino da Física". António Martins. Mestrado em Ensino da Física e da Química. Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Concluída em 30 de Setembro de 2002.
  • "Simulações computacionais online para o ensino da Química". António Salgueiro. Mestrado em Ensino da Química. Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "A utilização da Internet no ensino das ciências no 1º ciclo". Angélica Monteiro. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Tabela Periódica on line no ensino da Química ". Isabel Ramos. Mestrado em Ensino da Química. Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Hiperlivro digital sobre Energia". Fernando Cunha. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Geração zap - novos desafios na escola: Complementos digitais para o ensino da Química". Luiza Costa. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "O projecto Molecool: boas práticas em Portugal". Sofia Arouso. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "A Magia dos Números: desenvolvimentos e estudo de impacto". Germano Martins. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Roleta dos iões: jogos educativos on line para a aprendizagem da nomenclatura de sais". Marta Santos. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Os professores, os alunos, a escola e as TIC na componente de Ciências Naturais do 7º ano do ensino básico". Raquel Sá. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Os professores, os alunos, a escola e as TIC na componente de Física do 7º ano do ensino básico". Carlos Brás. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Hominídeos, ensino da história e multimédia". Fernando Cordeiro. Mestrado em Ensino Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Simulações educativas sobre voltâmetros". Cláudia Simões. Mestrado em Ensino da Química. Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Programa educativos sobre a camada de ozono". Susana Tavares. Mestrado em Ensino da Química. Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Simulações de probabilidades para o ensino: entropia e desordem". Delfina Almeida. Mestrado em Ensino da Química. Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • "Interfaces de laboratório para o ensino da Física". Ana Gomes. Mestrado em Ensino da Física. Universidade do Minho.

Projectos previstos para 2003

  • Produção de 1 CD com todos os conteúdos do Portal para distribuição por todas as escolas portuguesas.
  • Desenvolvimento dos módulos já existentes: ampliação dos conteúdos.
  • Criação de novos módulos: Camada do ozono, a química das pilhas, roleta dos iões, hiperlivro sobre energia.
  • Criação de novas áreas para outros domínios científicos: Biologia, Geologia e Geografia.
  • Disponibilizar mais conteúdos em inglês
  • Realizar um estudo com cerca de 80 mil alunos dos 4º, 6º, 8º e 11º anos sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
 
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