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Histórico


Origem | Percurso | Resumo
Nascimento | 1º Relatório Intercalar | 2º Relatório Intercalar | 3º Relatório Intercalar

Percurso

1 de Setembro de 2004 - 3º relatório intercalar

Desenvolvimentos mais significativos desde Outubro de 2002

  • Links comentados: ascendem aos 3600.
  • Ampliação da galeria de moléculas
  • Netdays: participação através da apresentação de biografias de cientistas de diferentes locais do mundo.
  • Gases ideais: foi desenvolvido uma simulação sobre as mudanças interactivas em sistemas gasosos.
  • Camada de ozono: recensão e organização por anos lectivos de diferentes sites sobre a temática e encontrava-se em fase inicial o desenvolvimento de um simulador para auxiliar o estudo dos fenómenos naturais que influenciam a camada do ozono.
  • Roleta dos iões: o primeiro protótipo já se encontrava disponível e em fase de avaliação.
  • Duplicação do CD-ROM "Mocho" e distribuição no início do ano lectivo 2004-2005 por todas as escolas, este possui toda a informação existente no portal e incentiva o acesso à página web.

Acessos

Até Setembro de 2004 os acessos ascendiam a um total de 400 mil, um aumento muito significativo tendo em conta que em Outubro de 2002 eram apenas de 72 mil.

Total de visitas mensais (Setembro 2003 a Agosto de 2004)

A média de visitas diárias oscila durante estes 12 meses entre as 331 e as 594. O aumento de acesso é deveras significativo, tendo mesmo duplicado e triplicado o número de visitas mensais tendo em conta os números apontados em 2002.

Por exemplo: Ago 2002 foi de 2584 e em Ago 2004 foi de 9342, ou seja, mesmo de férias os alunos continuam a aceder ao portal. Isto significa que o seu interesse não é só académico, mas também lúdico e recreativo.

Estudo com 80 mil alunos

Em Setembro de 2004 encontrasse em fase avançada um estudo que contemplou cerca de 80 mil alunos dos 4º, 6º, 8º e 11º anos sobre a utilização que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Deste estudo é importante realçar alguns dados:

  • O equipamento informático dos alunos é relativamente bom, 55% possui computador e 71% têm telemóvel.
  • Verifica-se que os alunos de mais baixo Índice de Desenvolvimento Social utilizam mais o computador na escola, logo a tecnologia ao serviço da educação poderá ser um factor de nivelamento de oportunidades.

Avaliação de alguns módulos do Mocho

Muitos estudantes de mestrado e de doutoramento continuam a demonstrar interesse pelo portal e a desenvolver estudos sobre os seus conteúdos, e na maior parte das vezes, estes vêm confirmar a validade pedagógica dos recursos digitais criados e geridos pelo portal.

Módulos alvo de estudos:

  • Roleta dos iões
  • Camada do Ozono
  • Jogos da tabela periódica
  • Entropia e desordem
  • Molecool e boas práticas
  • Magia dos números

Trabalhos publicados com referências a materiais do "Mocho"

  • Paiva, João C. M.; Gil, Victor M. S.; Correia, António Ferrer. Le Chat: simulation in Chemical Equilibrium: A Software Program Included in Advanced Chemistry Collection J. Chem. Educ. 2003 80 111.
  • Martins, A. Fiolhais, C. e Paiva, J. C. e Fiolhais, C. Simulações on-line no ensino da física e da química. Revista Brasileira de Informática na Educação. V. 11, 2 (2003) 111-117.
  • Paiva, J. C. e Isabel Ramos. Adivinhas sobre a Tabela Periódica. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química. 92 (2004) 61-63.

Capítulo de livro:

  • Paiva, J. C., Costa, L. A and Fiolhais, C. - Mocho - A web Portal on Science and Scientific Culture. In Computers and Education - Towards a Lifelong Learning Society, edited by Martín Llamas - Nistal, Manuel J. Fernandez-Iglesias and Luis E. Anido-Rifon. Kluwer Academic Publishers. Netherlands. 2003. p. 167-178.

Teses de mestrado e de doutoramento com relações com o "Mocho"

Doutoramento:

  • Graça Santos - Componentes Laboratoriais e virtuais no ensino da Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
  • Fernando Cunha - Portais dinâmicos e ensino da Química. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Jacinta Paiva - Email na escola. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Mestrado

  • "Molecool - Jogos interactivos para o ensino da química: um caso de aplicação numa escola portuguesa"; Brígida Sofia da Hora Aroso; Concluída em 30-03-2004
  • "Protótipos e estratégias multimédia na aprendizagem de questões sobre o ambiente"; Dulce Maria Mendes Cação; Concluída em 19/03/2004
  • "Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Física e da Química: os professores e a Astronomia no ensino básico"; Carlos Manuel Delgado Brás; Concluída em 29/10/2003
  • "Geração "zap" - Novos Desafios na Escola: Complementos Digitais para o Ensino da Química"; Maria Luiza Almeida Alves da Costa; Concluída em 28/10/2003
  • ""Roleta Matemática": Um módulo da aplicação "A Magia dos Números" para o ensino do mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum"; Germano Vaz Martins; Concluída em 21/07/2003
  • "Tabela Periódica "on line" no Ensino de Química / 9º ano"; Isabel Ramos; Concluída em 1/03/2004
  • "Abordagem da camada de ozono no ensino básico: Construção, aplicação e proposta de estratégias didácticas no 7º ano"; Susana Cristina de Azevedo Tavares; Concluída em 12/12/2003
  • "Segunda Lei da Termodinâmica - Recursos Digitais e Ensino de Química"; Delfina Machado Almeida; Concluída em 19/01/2004
  • "Simulações "on line" para o ensino e aprendizagem de química"; Manuel Eduardo Fernandes Salgueiro; Concluída em 26 /05/2003
  • Raquel Costa - Caça ao Tesouro e o portal Mocho: uma experiência na escola.
  • Amélia Pedrosa - Impacto pedagógico de simulações computacionais sobre gases raros.
  • Susana Fonseca - Equilíbrio químico e simulações computacionais na Web.
  • Flora Reis - Utilização da Tabela Periódica Digital em formatos lúdicos para o ensino básico.

 
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