Caça Notícias
Bateria carrega telemóvel em 10 segundos
Magalhães em Macau com teclado em chinês
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira
Versão táctil do Cubo de Rubik
 
Outras Notícias
Jornais

Banda Larga
Projecto Banda Larga
Divulgação cientifica
Vídeos com demonstrações laboratoriais

Sótão
Histórico
Imprensa
Ciência 3D
ReadCiencias
Software Educativo
Boletim da SPM
Softciências
Água virtual
wwwantr
wwwqui
wwwfi
Imagens

O Mocho Responde
Obtenha Resposta às suas Questões
 

 
 
OS MAIS POPULARES

NOVIDADES

SUGERIR LINK

CRÉDITOS

COMENTÁRIOS

ESTATÍSTICAS DE ACESSOS

MAPA DO SITE



Visitas: 611725

Imprensa


Notícias 2008 | Pio do Mocho e Milipeia | Notícias 2006 | Lançamento do Novo Mocho-2005 | Lançamento do Portal-2001 | O Mocho nos Media
2006

Pio do Mocho e Milipeia - 2006

Super-computador disponível para a comunidade científica nacional
Passo importante para o país

O Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra disponibiliza desde ontem à comunidade científica nacional um super-computador que é o maior sistema computacional do país. Um projecto arrojado que pretende ajudar no desenvolvimento científico.
Paula Alexandra Almeida

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, inaugurou ontem em Coimbra o Milipeia, o maior sistema computacional do país destinado a cálculo científico. “É um passo muito importante”, considerou, já que o Milipeia “é a maior infra-estrutura a nível nacional, que casa com outras mais pequenas que existem no país, para a criação de uma infra-estrutura nacional grid (grelha)”.
Considerando o novo super-computador – um sistema de 132 computadores, com 520 processadores e 1040GB de memória central – “uma infra-estrutura muito importante”, Mariano Gago recordou que existem hoje “várias áreas da investigação científica e da aplicação técnica que exigem grandes meios de cálculo”. Para tal, “muita da computação tem que ser distribuída”, ou seja, tem que utilizar computadores situados em vários locais, diferentes, e à distância dos utilizadores.
O ministro explicou ainda aos jornalistas que o principal desenvolvimento computacional dos últimos anos é aquilo a que se chama computação grid, de grelha, de rede. “Tal como temos redes de energia eléctrica passámos a ter redes de computadores. E a partir do momento em que alguém precisa de um cálculo muito rápido e muito complexo, envia esse cálculo para ser executado através da internet, à procura de capacidade disponível que depois responda e lhe dê o resultado”. Tudo isto parecia muito complexo há uns anos, “e só se utilizava para investigação científica de ponta porque era indispensável”, mas actualmente começa a ser utilizado em áreas fundamentais como a meteorologia, o cálculo rápido de catástrofes e a medicina. Mariano gago salientou, nesta última área, “os desenvolvimentos muito importantes para cardiologia, em que a simulação do fluxo sanguíneo é feita em linha e ao mesmo tempo que a intervenção cirúrgica está a ser feita”. Durante a cerimónia intervieram os “pais” do projecto que gerou o Milipeia, os físicos Manuel Fiolhais, Pedro Alberto e Carlos Fiolhais, que desvendaram os segredos da super máquina. Pedro Alberto revelou que existem alguns projectos na área das biociências, bem como um projecto de biomedicina computacional, em colaboração com o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra e que envolve as Faculdades de Medicina e de Farmácia.

---------------------------

Portal de ciência
Desafio às escolas
O portal “Mocho” tem aberto um concurso de ideias dirigido às escolas com o objectivo de resolver, com o “Milipeia”, problemas que envolvam muitos cálculos. Os mais originais terão direito a prémios. Para mostrar como funciona o cálculo paralelo, nos 520 processadores do “Milipeia”, o Mocho vai convidar 520 escolas para que estas, ao mesmo tempo, mandem realizar 520 partes de um programa.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Link: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=70efdf2ec9b086079795c442636b55fb &subsec=&id=43aef60b36cbf7fb5d3ddc56cb8b9f60

 
Pesquisa

Pesquisar

Pesquisa Avançada

Destaques
Pio do Mocho
Tabela Periódica
Moodle Softciências
Roteiro de Ciência
Astrosoft
Magia dos Números
Áreas por Decomposição
Molecularium
Nonius
Gazeta de Física
Jogo das Coisas
Ozono
Jogos TP
Roleta Matemática
Roleta Química
 
PRISMA
Da Semente ao Fruto
Soc. Port. Química
Soc. Port. Física
Soc. Port. Mat.
Clipart Química
Concep. Alternativas
P. Conhecimento
Museu de Física
Ciência a Brincar
Potências de 10
Exploratório
Ciência em Casa
Serreta - Vulcões
Ciência PT
Ciência Hoje
Ciência Viva
Ciência em Portugal
De Rerum Natura

Sondagens
Acha positiva a iniciativa de disseminar e fomentar a utilização do computador portátil "Magalhães" nas aulas do 1º ciclo?
 
      

 APOIOS
  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010<br>Ministério da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior

 RESPONSABILIDADE
  Centro de física Computacional da Universidade de Coimbra

 COLABORAÇÕES
  Cnotinfor, Lda Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  Exploratório - Centro Ciência Viva Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Centro de Física Computacional © 1998 - 2017 Todos os direitos reservados.
web design:
www.cnotinfor.pt