Super-computador disponível para a comunidade científica nacional
Passo importante para o país

O Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra disponibiliza desde ontem à comunidade científica nacional um super-computador que é o maior sistema computacional do país. Um projecto arrojado que pretende ajudar no desenvolvimento científico.
Paula Alexandra Almeida

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, inaugurou ontem em Coimbra o Milipeia, o maior sistema computacional do país destinado a cálculo científico. “É um passo muito importante”, considerou, já que o Milipeia “é a maior infra-estrutura a nível nacional, que casa com outras mais pequenas que existem no país, para a criação de uma infra-estrutura nacional grid (grelha)”.
Considerando o novo super-computador – um sistema de 132 computadores, com 520 processadores e 1040GB de memória central – “uma infra-estrutura muito importante”, Mariano Gago recordou que existem hoje “várias áreas da investigação científica e da aplicação técnica que exigem grandes meios de cálculo”. Para tal, “muita da computação tem que ser distribuída”, ou seja, tem que utilizar computadores situados em vários locais, diferentes, e à distância dos utilizadores.
O ministro explicou ainda aos jornalistas que o principal desenvolvimento computacional dos últimos anos é aquilo a que se chama computação grid, de grelha, de rede. “Tal como temos redes de energia eléctrica passámos a ter redes de computadores. E a partir do momento em que alguém precisa de um cálculo muito rápido e muito complexo, envia esse cálculo para ser executado através da internet, à procura de capacidade disponível que depois responda e lhe dê o resultado”. Tudo isto parecia muito complexo há uns anos, “e só se utilizava para investigação científica de ponta porque era indispensável”, mas actualmente começa a ser utilizado em áreas fundamentais como a meteorologia, o cálculo rápido de catástrofes e a medicina. Mariano gago salientou, nesta última área, “os desenvolvimentos muito importantes para cardiologia, em que a simulação do fluxo sanguíneo é feita em linha e ao mesmo tempo que a intervenção cirúrgica está a ser feita”. Durante a cerimónia intervieram os “pais” do projecto que gerou o Milipeia, os físicos Manuel Fiolhais, Pedro Alberto e Carlos Fiolhais, que desvendaram os segredos da super máquina. Pedro Alberto revelou que existem alguns projectos na área das biociências, bem como um projecto de biomedicina computacional, em colaboração com o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra e que envolve as Faculdades de Medicina e de Farmácia.

---------------------------

Portal de ciência
Desafio às escolas
O portal “Mocho” tem aberto um concurso de ideias dirigido às escolas com o objectivo de resolver, com o “Milipeia”, problemas que envolvam muitos cálculos. Os mais originais terão direito a prémios. Para mostrar como funciona o cálculo paralelo, nos 520 processadores do “Milipeia”, o Mocho vai convidar 520 escolas para que estas, ao mesmo tempo, mandem realizar 520 partes de um programa.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Link: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=70efdf2ec9b086079795c442636b55fb &subsec=&id=43aef60b36cbf7fb5d3ddc56cb8b9f60