05-12-2006
António Alves

MILIPEIA
520 passos fundamentais
O supercomputador Milipeia representa “um passo importante para o aumento da infra-estrutura computacional nacional”.
O ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, considerou que existem várias áreas da investigação científica a exigir “grandes meios de cálculo”. Para cumprir esse objectivo, o Milipeia evita que muitos desses cálculos sejam feitos à distância dos utilizadores. “Há um mundo muito grande que se está a abrir, não só porque existe a internet e a banda larga, mas também porque se desenvolveram meios de pôr os computadores a trabalhar em forma cooperativa”, afirmou o ministro. Neste âmbito, a Milipeia é a maior infra-estrutura nacional “que casa com outras existentes nalgumas zonas do país para a criação de uma estrutura nacional grid (grelha)”.
Mariano Gago lembrou que, na última Cimeira Ibérica, Portugal e Espanha acordaram “a partilha de recursos nesta matéria”. Com o supercomputador ontem inaugurado em Coimbra, o ministro referiu que se registou “um acrescento às infra--estruturas de investigação a nível nacional”.
Mas, a sua criação leva ao lançamento de novos desafios. É que como os centros de recursos existentes “não podem ser separados dos centros de investigação científica e não estão preparados para serem geridos a nível nacional”, a questão tem de ser resolvida “de uma forma organizacional”. “Esse passou a ser também um problema do país”, referiu Mariano Gago.

Projectos importantes
Para Seabra Santos, a Milipeia concretiza o objectivo de tornar a Universidade como um centro do conhecimento e desenvolvimento do país. Para ajudar a cumprir esse objectivo, o reitor apresentou três projectos de investigação que devem merecer a atenção da tutela. A Biblioteca Rómulo de Carvalho, o Exploratório Infante D. Henrique e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra são aqueles que ocupam a discussão interna, já que “as suas repercussões vão-se fazer sentir no futuro”. “Também não devemos deixar cair o Instituto de Investigação Interdisciplinar (III)”, lembrou.

Fonte: As Beiras

Link: http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=36211&ed=06122006