Ciência: Super computador "Milipeia" disponível para cientistas em Dezembro
    Coimbra, 24 Out (Lusa) - O super computador "Milipeia", o mais poderoso e rápido instrumento de cálculo do país, deverá estar aberto aos utilizadores, no Centro de Física Computacional de Coimbra, dentro de dois meses - revelou hoj e o coordenador da unidade.

Com 528 processadores, este equipamento da Universidade de Coimbra (UC) gerido pelo Centro de Física Computacional (CFC) tem uma capacidade de armazena mento de informação de cinco mil gigabytes e 1000 gigabytes de memória central.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o "Milipeia" é "u m equipamento único no país" e deverá estar disponível dentro de dois meses para os utilizadores do CFC, da UC e da comunidade científica portuguesa.

Segundo Manuel Fiolhais, coordenador do CFC, depois de, na semana passa da, ter sido instalado o "hardware", estão a decorrer as operações de configuraç ão do sistema, para serem instalados os programas.

Segue-se um período de testes de um a dois meses, esperando o professor do Departamento de Física que, em Dezembro, o "Milipeia" possa ser utilizado pe la comunidade científica, após uma inauguração formal do novo equipamento.

Física de Partículas, Astrofísica, Matemática, Engenharia, Geofísica ou Física de Matéria Condensada são algumas das áreas em que este super computador vai ser utilizado como auxiliar da investigação, com "impacto no desenvolviment o da ciência em Portugal".

"O facto de a comunidade científica portuguesa precisar de um equipamen to desta natureza revela que somos um país que, do ponto de vista científico, at ingiu já um certo grau de desenvolvimento", disse ainda o responsável à agência Lusa.

De acordo com Manuel Fiolhais, este projecto foi lançado pelo físico Ca rlos Fiolhais - actual director da Biblioteca Geral da UC e antigo coordenador d o Centro - e por Pedro Vieira Alberto.

A designação do novo equipamento, um investimento global de cerca de 70 0 mil euros, é inspirada no termo "milipede", que designa os insectos com centen as de patas que, para se deslocarem, têm de avançar de uma forma coordenada.

Manuel Fiolhais adiantou à Lusa que o "Milipeia" substitui o computador Centopeia, que vai passar ser gerido pelo Laboratório de Instrumentação de Part ículas, integrando a rede mundial que analisará dados oriundos do novo acelerado r de partículas do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).

MSC LUSA/fim

Fonte: Orelhas.pt

Link: http://www.orelhas.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3047&Itemid=2