Milipeia

Coimbra terá o supercomputador mais rápido de Portugal

Substitui o antigo Centopeia. Milipeia está dotado de 528 processadores

A partir de Dezembro, a comunidade académica portuguesa poderá utilizar o super computador mais rápido do país, baptizado de Milipeia.

Este poderoso instrumento de cálculo está dotado de 528 processadores, consegue armazenar cinco mil gigabytes de infomação e dispõe de mil gigabytes de memória.

Cabe à Universidade de Coimbra (UC), através do Centro de Física Computacional (CFC) gerir o equipamento - financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Primeiro foi necessário montar o equipamento e configurar os programas. A equipa responsável, liderada por Carlos Fiolhais, vai iniciar um período de testes, esperando poder inaugurar o Milipeia em Dezembro.

Física de Partículas, Astrofísica, Matemática, Engenharia, Geofísica ou Física de Matéria Condensada são algumas das áreas de conhecimento que deverão aproveitar a rápida capacidade de cálculo do Milipeia.

O Milipeia substitui o antigo computador Centopeia, com menor capacidade de processamento, que vai passar a ser gerido pelo Laboratório de Instrumentação de Partículas, integrando a rede mundial que analisará os dados provenientes do novo acelerador de partículas do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).

Fonte: Portal da Juventude de Gaia

Link: http://www.juventude.gaiaglobal.pt/gaia/portal/user/anon/page/_PJG_B1901_E.psml? contentid=8389808980CO&nl=pt