O pio do Mocho

A inauguração oficial do super-computador Milipeia serviu também para lançar a primeira newsletter do portal de ciência “Mocho”, criado no seio do Departamento de Física da Universidade de Coimbra há duas décadas.
Com cerca de 1,3 milhões de visitantes, maioritariamente do Brasil, o “Mocho” é um projecto de divulgação científica com informação útil para o ensino e divulgação das ciências destinado a alunos, professores, pais e encarregados de educação. A nova newsletter está disponível em formato digital a partir do endereço http://pio.mocho.pt, onde podem ser feitas as inscrições, gratuitas, para a receber via email. O primeiro número dá destaque ao novo super-computador, Milipeia, e dá conta de uma entrevista com Nuno Crato. O sítio escolhido é o blogue Contra Natura e são ainda temas o Molecularium, webquests, a Semana da Ciência e da Tecnologia em Coimbra, o novo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra ontem inaugurado, o programa Ciência Viva e o mais recente romance de José Rodrigues dos Santos, “A fórmula de Deus”.
Ao aceder ao portal (http://www.mocho.pt) encontra-se uma primeira página com um conjunto de ligações comentados por professores. O portal disponibiliza várias secções como o “Caça Notícias”, o “Mocho Banda Larga”, com vídeos e informação mais pesada, com a possibilidade de visualização de experiências feitas com melhores performances de segurança. Um vasto conjunto de recursos para professores e alunos explorarem nas aulas. Nesta secção há ainda vídeos de conferências, entre outros conteúdos.
Estão ainda disponíveis secções como “Sótão”, onde está o arquivo, e “O Mocho responde”, uma zona interactiva onde podem ser colocadas questões que são depois esclarecidas por professores das respectivas áreas de ciências.

Fonte: O primeiro de Janeiro

Link: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=70efdf2ec9b086079795c442636b55fb &subsec=&id=9a35a621397fda78d186ee427559eeee