03-12-2006

“MILIPEIA”
Ministro inaugura supercomputador
O maior computador português de cálculo científico vai ser inaugurado amanhã com a presença do ministro Mariano Gago, no Departamento de Física da universidade.
A “Milipeia” é um sistema de 520 processadores, instalado no Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, que vai servir investigadores desta e de outras universidades, estando ainda aberta à participação da comunidade científica nacional.
A Milipeia, que se destina, fundamentalmente, à realização de “cálculo científico, o que se prende com a investigação em diversas áreas”, nomeadamente, física, física de altas energias, física em propriedade de materiais é, actualmente, “o maior do país”.
Com um custo de cerca de 700 mil euros – só 100 mil foram para o sistema de arrefecimento e para a unidade de fornecimento de energia (UPS) –, a Milipeia é um equipamento que foi adquirido num quadro de concurso nacional de reequipamento, realizado em 2001, sendo que esta instalação é o culminar do processo de concurso, na época liderado por Carlos Fiolhais.
A Milipeia é o “senhor” computador que se segue à “Centopeia”, através da qual, a Universidade de Coimbra esteve, nos últimos anos, na vanguarda das instituições nacionais mais bem apetrechadas para cálculo científico de alto desempenho. E que agora agora a liderança.
Um dos primeiros ‘clientes’ da “Milipeia” vai ser o portal Mocho, com um concurso dirigido às escolas secundárias, em que serão colocados aos alunos vários desafios, dando- -lhes, assim, a oportunidade de observar como uma supermáquina pode resolver superproblemas.
É de referir que o Mocho é também uma iniciativa do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, de divulgação científica, com características únicas e de interesse pedagógico indiscutível, oferecendo um leque vasto de informação sobre ciência, de utilidade não apenas para alunos e professores, mas também para o público em geral. O portal alcançou, em 2006, o simbólico número de um milhão de visitas.
Na inauguração da “Milipeia”, será também lançado o número 1 da newsletter “O Pio do Mocho”, de divulgação de actualidade científica de interesse para a educação, que será distribuída mensalmente.
A cerimónia de inauguração, que vai ser presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai juntar no anfiteatro (do rés-do-chão) do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, o reitor Seabra Santos, o presidente do conselho directivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e a directora da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosalia Vargas. E, claro, os “pais” da criança - Manuel Fiolhais e Pedro Alberto Vieira -, bem como aluno, docentes e investigadores das diversas áreas que passam a ter um meio de trabalho que “é uma revolução”.

Fonte: As Beiras

Link: http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=36137&ed=04122006