Caça Notícias
Bateria carrega telemóvel em 10 segundos
Magalhães em Macau com teclado em chinês
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira
Versão táctil do Cubo de Rubik
 
Outras Notícias
Jornais

Banda Larga
Projecto Banda Larga
Divulgação cientifica
Vídeos com demonstrações laboratoriais

Sótão
Histórico
Imprensa
Ciência 3D
ReadCiencias
Software Educativo
Boletim da SPM
Softciências
Água virtual
wwwantr
wwwqui
wwwfi
Imagens

O Mocho Responde
Obtenha Resposta às suas Questões
 

 
 
OS MAIS POPULARES

NOVIDADES

SUGERIR LINK

CRÉDITOS

COMENTÁRIOS

ESTATÍSTICAS DE ACESSOS

MAPA DO SITE



Visitas: 612967

Imprensa


Notícias 2008 | Pio do Mocho e Milipeia | Notícias 2006 | Lançamento do Novo Mocho-2005 | Lançamento do Portal-2001 | O Mocho nos Media
2006

Pio do Mocho e Milipeia - 2006

03-12-2006


“MILIPEIA”
Ministro inaugura supercomputador
O maior computador português de cálculo científico vai ser inaugurado amanhã com a presença do ministro Mariano Gago, no Departamento de Física da universidade.
A “Milipeia” é um sistema de 520 processadores, instalado no Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, que vai servir investigadores desta e de outras universidades, estando ainda aberta à participação da comunidade científica nacional.
A Milipeia, que se destina, fundamentalmente, à realização de “cálculo científico, o que se prende com a investigação em diversas áreas”, nomeadamente, física, física de altas energias, física em propriedade de materiais é, actualmente, “o maior do país”.
Com um custo de cerca de 700 mil euros – só 100 mil foram para o sistema de arrefecimento e para a unidade de fornecimento de energia (UPS) –, a Milipeia é um equipamento que foi adquirido num quadro de concurso nacional de reequipamento, realizado em 2001, sendo que esta instalação é o culminar do processo de concurso, na época liderado por Carlos Fiolhais.
A Milipeia é o “senhor” computador que se segue à “Centopeia”, através da qual, a Universidade de Coimbra esteve, nos últimos anos, na vanguarda das instituições nacionais mais bem apetrechadas para cálculo científico de alto desempenho. E que agora agora a liderança.
Um dos primeiros ‘clientes’ da “Milipeia” vai ser o portal Mocho, com um concurso dirigido às escolas secundárias, em que serão colocados aos alunos vários desafios, dando- -lhes, assim, a oportunidade de observar como uma supermáquina pode resolver superproblemas.
É de referir que o Mocho é também uma iniciativa do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, de divulgação científica, com características únicas e de interesse pedagógico indiscutível, oferecendo um leque vasto de informação sobre ciência, de utilidade não apenas para alunos e professores, mas também para o público em geral. O portal alcançou, em 2006, o simbólico número de um milhão de visitas.
Na inauguração da “Milipeia”, será também lançado o número 1 da newsletter “O Pio do Mocho”, de divulgação de actualidade científica de interesse para a educação, que será distribuída mensalmente.
A cerimónia de inauguração, que vai ser presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai juntar no anfiteatro (do rés-do-chão) do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, o reitor Seabra Santos, o presidente do conselho directivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e a directora da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosalia Vargas. E, claro, os “pais” da criança - Manuel Fiolhais e Pedro Alberto Vieira -, bem como aluno, docentes e investigadores das diversas áreas que passam a ter um meio de trabalho que “é uma revolução”.


Fonte: As Beiras

Link: http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=36137&ed=04122006

 
Pesquisa

Pesquisar

Pesquisa Avançada

Destaques
Pio do Mocho
Tabela Periódica
Moodle Softciências
Roteiro de Ciência
Astrosoft
Magia dos Números
Áreas por Decomposição
Molecularium
Nonius
Gazeta de Física
Jogo das Coisas
Ozono
Jogos TP
Roleta Matemática
Roleta Química
 
PRISMA
Da Semente ao Fruto
Soc. Port. Química
Soc. Port. Física
Soc. Port. Mat.
Clipart Química
Concep. Alternativas
P. Conhecimento
Museu de Física
Ciência a Brincar
Potências de 10
Exploratório
Ciência em Casa
Serreta - Vulcões
Ciência PT
Ciência Hoje
Ciência Viva
Ciência em Portugal
De Rerum Natura

Sondagens
Acha positiva a iniciativa de disseminar e fomentar a utilização do computador portátil "Magalhães" nas aulas do 1º ciclo?
 
      

 APOIOS
  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010<br>Ministério da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior

 RESPONSABILIDADE
  Centro de física Computacional da Universidade de Coimbra

 COLABORAÇÕES
  Cnotinfor, Lda Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  Exploratório - Centro Ciência Viva Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Centro de Física Computacional © 1998 - 2017 Todos os direitos reservados.
web design:
www.cnotinfor.pt