2006-12-04 15:58:16
«Milipeia» inaugurada na terça-feira na Universidade de Coimbra
Maior computador nacional de cálculo científico

Na próxima terça-feira, dia 5 de Dezembro, vai ser inaugurada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC), a «Milipeia» - o maior sistema computacional destinado a cálculo científico instalado em Portugal.

Na cerimónia estarão presentes o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e também o presidente do Conselho Directivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Sentieiro, e a Directora da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosália Vargas.

Refira-se que a «Milipeia» é um sistema de 520 processadores, instalado no Centro de Física Computacional da UC, que vai servir investigadores desta e de outras universidades, estando ainda aberta à participação da comunidade científica nacional.

A «Milipeia» terá como primeiro «cliente» o portal Mocho, com um concurso dirigido às escolas secundárias, em que serão colocados aos alunos vários desafios, dando-lhes, assim, a oportunidade de observar como uma supermáquina pode resolver superproblemas.

Na inauguração da «Milipeia», será ainda lançado o número 1 da newsletter «O Pio do Mocho», de divulgação e actualidade científica de interesse para a educação, que será distribuída mensalmente.

Fonte: Fábrica de Conteúdos

Link: http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=c51ce410c124a10e0db5e4b97fc2af39 &id=8c90876a3ef772e77aa972e4db8765ba