Press Realese (depois) | Press Realese (antes) | Dossier

Ver em formato: .doc ou .pdf

Portal de referência no ensino da ciência em Portugal
MOCHO APRESENTA-SE MAIS CRESCIDO, RENOVADO E COM NOVOS PROJECTOS

Projecto com características únicas e de interesse indiscutível, o portal Mocho oferece desde há muito um leque diversificado de informação sobre ciência, de utilidade não apenas para alunos e professores, mas também para o público em geral, no endereço www.mocho.pt.

Constituindo um serviço notável para todos os cidadãos interessados pelo conhecimento, o portal de ensino das ciências e cultura científica Mocho foi objecto de uma profunda remodelação, e o seu novo rosto e as novas funcionalidades que lhes estão associadas serão apresentados no dia 6 de Dezembro, terça-feira, pelas 14H30, na sala de Conferências (3º piso) do Departamento de Física da Universidade de Coimbra (Largo D. Dinis).

Entre as novas potencialidades do portal está a área Mocho@Banda.Larga. Criada com o apoio do POSI (Programa Operacional Sociedade da Informação), transforma o Mocho no sítio ideal para encontrar conteúdos de banda larga em língua portuguesa para aprender ciências. Ver vídeos ou conferências, inclusive em tempo real, e ouvir ficheiros áudio são apenas algumas das possibilidades que são oferecidas aos utilizadores.

Fazendo uso da experiência de mais de 15 anos do Centro de Física Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no desenvolvimento de materiais digitais para o ensino das ciências, principalmente da Física, Química e Matemática, o portal contempla milhares de ligações previamente comentadas por professores, principalmente nas áreas da Física, Química e Matemática, as disciplinas básicas que em Portugal revelam maiores carências.

Trata-se de um formato dinâmico, que beneficia de um motor de procura que agora foi também aperfeiçoado. Há ainda novas rubricas como o Caça Notícias, o Sótão e O Mocho Responde, lado a lado com alguns dos melhores materiais de apoio ao ensino e aprendizagem das ciências produzidos em Portugal nos últimos anos: Tabela Periódica, Molecularium, Astrosoft e Magia dos Números são apenas algumas dessas secções. O Mocho vai ter ainda um boletim electrónico: O Pio do Mocho, a distribuir a quem se inscrever.

Por ocasião do lançamento da nova imagem do portal será enviado a todas as escolas portuguesas do terceiro ciclo e secundárias um CD-ROM com os conteúdos "off-line" do Mocho, compensando de certo modo a debilidade de acesso à Internet a partir de alguns locais do país.

A sessão de lançamento contará com a presença dos responsáveis pelo projecto, Carlos Fiolhais, João Paiva e Jaime Silva, professores, respectivamente, de Física, Química e Matemática. Eles efectuarão demonstrações das potencialidades do Mocho renovado, sobretudo ao nível dos desenvolvimentos em curso no âmbito do Mocho@Banda.Larga.

O Mocho é uma iniciativa do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra que conta com o apoio não só do POSI como do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (programa "Ciência Viva") e do Ministério da Educação. Tem ainda parcerias com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Exploratório Infante D. Henrique (Centro Ciência Viva de Coimbra) e a empresa Cnotinfor.