Ver em formato: .doc ou .pdf

Maior portal português no campo do ensino da ciência
PORTAL MOCHO RENOVA-SE PARA COMBATER DESINTERESSE PELA CIÊNCIA

«Estamos preocupados com a falta de interesse pelas ciências e o Mocho é a nossa maneira de combater o problema». A frase é de Carlos Fiolhais, investigador da Universidade de Coimbra e um dos responsáveis por aquele portal de ensino das ciências e cultura científica, e foi dita hoje, na apresentação do "novo" Mocho [www.mocho.pt].

Projecto com características únicas e de interesse indiscutível, oferecendo desde há muito um leque diversificado de informação sobre ciência, de utilidade não apenas para alunos, professores e público em geral, o Mocho foi objecto de uma profunda remodelação, apresentando novas funcionalidades e potencialidades, de que se destaca a área Mocho@Banda.Larga.

O Mocho é agora o sítio ideal para encontrar conteúdos de banda larga em língua portuguesa para aprender ciências. Ver vídeos ou conferências, inclusive em tempo real, e ouvir ficheiros áudio são apenas algumas das possibilidades que são oferecidas aos utilizadores. "Queremos tornar a ciência mais apetecível", justifica Fiolhais.

O objectivo do Mocho, particularmente nesta nova fase, é que o portal possa disseminar o interesse pelas ciências, algo que se assume como extremamente importante num contexto em que poucos alunos escolhem os cursos técnicos ou científicos, como foi referido durante a apresentação. "Não desistimos. Não há mudanças rápidas, por isso precisamos de continuar. É uma questão de sobrevivência", garantiu o docente de Coimbra, que formulou ainda um desejo: «Que o Mocho seja um portal para gostar de ciência».

Na descrição de algumas das características do portal, João Paiva, docente da Universidade do Porto, e Jaime Silva, da Universidade de Coimbra, mostraram tratar-se de um formato dinâmico, que beneficia de um motor de procura que agora foi também aperfeiçoado. Foram ainda anunciadas novas rubricas, como o Caça Notícias, o Sótão e O Mocho Responde, lado a lado com alguns dos melhores materiais de apoio ao ensino e aprendizagem das ciências produzidos em Portugal nos últimos anos: Tabela Periódica, Molecularium, Astrosoft e Magia dos Números são apenas algumas dessas secções.

O Mocho vai ter ainda um boletim electrónico: O Pio do Mocho, uma newsletter com uma recolha de notícias sobre ciência, que será distribuída a quem se inscrever.

Foi também anunciado que um CD-ROM com os conteúdos "off-line" do Mocho será enviado a todas as escolas portuguesas do terceiro ciclo e secundárias. Desta forma, pretende-se suprir as insuficiências ainda existentes no acesso e na largura de banda nas escolas e nas casas dos alunos e professores.

O Mocho é uma iniciativa do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio do POSI (Programa Operacional Sociedade da Informação), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (programa "Ciência Viva") e do Ministério da Educação. Tem ainda parcerias com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Exploratório Infante D. Henrique (Centro Ciência Viva de Coimbra) e a empresa Cnotinfor.