Caça Notícias
Bateria carrega telemóvel em 10 segundos
Magalhães em Macau com teclado em chinês
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira
Versão táctil do Cubo de Rubik
 
Outras Notícias
Jornais

Banda Larga
Projecto Banda Larga
Divulgação cientifica
Vídeos com demonstrações laboratoriais

Sótão
Histórico
Imprensa
Ciência 3D
ReadCiencias
Software Educativo
Boletim da SPM
Softciências
Água virtual
wwwantr
wwwqui
wwwfi
Imagens

O Mocho Responde
Obtenha Resposta às suas Questões
 

 
 
OS MAIS POPULARES

NOVIDADES

SUGERIR LINK

CRÉDITOS

COMENTÁRIOS

ESTATÍSTICAS DE ACESSOS

MAPA DO SITE



Visitas: 613270

Imprensa


Notícias 2008 | Pio do Mocho e Milipeia | Notícias 2006 | Lançamento do Novo Mocho-2005 | Lançamento do Portal-2001 | O Mocho nos Media

Ver em formato: .doc ou .pdf

Maior portal português no campo do ensino da ciência
PORTAL MOCHO RENOVA-SE PARA COMBATER DESINTERESSE PELA CIÊNCIA

«Estamos preocupados com a falta de interesse pelas ciências e o Mocho é a nossa maneira de combater o problema». A frase é de Carlos Fiolhais, investigador da Universidade de Coimbra e um dos responsáveis por aquele portal de ensino das ciências e cultura científica, e foi dita hoje, na apresentação do "novo" Mocho [www.mocho.pt].

Projecto com características únicas e de interesse indiscutível, oferecendo desde há muito um leque diversificado de informação sobre ciência, de utilidade não apenas para alunos, professores e público em geral, o Mocho foi objecto de uma profunda remodelação, apresentando novas funcionalidades e potencialidades, de que se destaca a área Mocho@Banda.Larga.

O Mocho é agora o sítio ideal para encontrar conteúdos de banda larga em língua portuguesa para aprender ciências. Ver vídeos ou conferências, inclusive em tempo real, e ouvir ficheiros áudio são apenas algumas das possibilidades que são oferecidas aos utilizadores. "Queremos tornar a ciência mais apetecível", justifica Fiolhais.

O objectivo do Mocho, particularmente nesta nova fase, é que o portal possa disseminar o interesse pelas ciências, algo que se assume como extremamente importante num contexto em que poucos alunos escolhem os cursos técnicos ou científicos, como foi referido durante a apresentação. "Não desistimos. Não há mudanças rápidas, por isso precisamos de continuar. É uma questão de sobrevivência", garantiu o docente de Coimbra, que formulou ainda um desejo: «Que o Mocho seja um portal para gostar de ciência».

Na descrição de algumas das características do portal, João Paiva, docente da Universidade do Porto, e Jaime Silva, da Universidade de Coimbra, mostraram tratar-se de um formato dinâmico, que beneficia de um motor de procura que agora foi também aperfeiçoado. Foram ainda anunciadas novas rubricas, como o Caça Notícias, o Sótão e O Mocho Responde, lado a lado com alguns dos melhores materiais de apoio ao ensino e aprendizagem das ciências produzidos em Portugal nos últimos anos: Tabela Periódica, Molecularium, Astrosoft e Magia dos Números são apenas algumas dessas secções.

O Mocho vai ter ainda um boletim electrónico: O Pio do Mocho, uma newsletter com uma recolha de notícias sobre ciência, que será distribuída a quem se inscrever.

Foi também anunciado que um CD-ROM com os conteúdos "off-line" do Mocho será enviado a todas as escolas portuguesas do terceiro ciclo e secundárias. Desta forma, pretende-se suprir as insuficiências ainda existentes no acesso e na largura de banda nas escolas e nas casas dos alunos e professores.

O Mocho é uma iniciativa do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio do POSI (Programa Operacional Sociedade da Informação), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (programa "Ciência Viva") e do Ministério da Educação. Tem ainda parcerias com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Exploratório Infante D. Henrique (Centro Ciência Viva de Coimbra) e a empresa Cnotinfor.

 
Pesquisa

Pesquisar

Pesquisa Avançada

Destaques
Pio do Mocho
Tabela Periódica
Moodle Softciências
Roteiro de Ciência
Astrosoft
Magia dos Números
Áreas por Decomposição
Molecularium
Nonius
Gazeta de Física
Jogo das Coisas
Ozono
Jogos TP
Roleta Matemática
Roleta Química
 
PRISMA
Da Semente ao Fruto
Soc. Port. Química
Soc. Port. Física
Soc. Port. Mat.
Clipart Química
Concep. Alternativas
P. Conhecimento
Museu de Física
Ciência a Brincar
Potências de 10
Exploratório
Ciência em Casa
Serreta - Vulcões
Ciência PT
Ciência Hoje
Ciência Viva
Ciência em Portugal
De Rerum Natura

Sondagens
Acha positiva a iniciativa de disseminar e fomentar a utilização do computador portátil "Magalhães" nas aulas do 1º ciclo?
 
      

 APOIOS
  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010<br>Ministério da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior

 RESPONSABILIDADE
  Centro de física Computacional da Universidade de Coimbra

 COLABORAÇÕES
  Cnotinfor, Lda Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  Exploratório - Centro Ciência Viva Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Centro de Física Computacional © 1998 - 2017 Todos os direitos reservados.
web design:
www.cnotinfor.pt