2005 | 2001

O Mocho nos Media - 2005

Portal Mocho tem novas funcionalidades [2005-12-07]
O maior portal português no campo do ensino da ciência está desde ontem com uma nova imagem. Mais do que isso, o www.mocho.pt apresenta agora novas funcionalidades. Na apresentação do “novo” Mocho, que decorreu ontem à tarde no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, um dos responsáveis pelo projecto, Carlos Fiolhais, afirmou que o Mocho é uma maneira de combater o problema da falta de interesse pelas ciências que actualmente se vive em Portugal.

O Mocho on-line oferece informação diversa sobre ciência para alunos, professores, educadores e público em geral. O Mocho foi objecto de uma profunda remodelação, apresentando agora novas potencialidades, entre as quais se destaca o lançamento da área Banda Larga que permite ter um melhor acesso a vídeos, sons e imagens, uma realidade possível pelo apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI). Ver vídeos ou conferências, inclusive em tempo real, e ouvir ficheiros áudio são apenas algumas das diversas possibilidades que são oferecidas aos utilizadores pela nova área Mocho@Banda.Larga. Mas como nem todos têm acesso à Internet, os responsáveis do projecto vão enviar um cd-rom a todas as escolas portuguesas do terceiro ciclo e secundárias.

Para além da banda larga o Mocho tem outras novas rubricas, como o Caça Notícias, o Sótão e O Mocho Responde, para além de alguns dos melhores materiais de apoio ao ensino e aprendizagem das ciências produzidos em Portugal nos últimos anos - Tabela Periódica, Molecularium, Astrosoft e Magia dos Números são apenas algumas dessas secções.

O Mocho alcançou já este ano cerca de um milhão de visitantes. Os responsáveis deste renovado www.mocho.pt esperam que a página atinja em 2006 os 2 milhões de visitantes. O projecto foi desenvolvido pelo Centro de Física Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tendo parcerias com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Exploratório Infante D. Henrique (Centro Ciência Viva de Coimbra) e a empresa Cnotinfor.

Sandra Henriques

Fonte: RUC - Rádio Universidade de Coimbra

Link: http://www.ruc.pt/arquivo.php

Ouvir entrevista:

Centro de Física Computacional © 1998 - 2014 Todos os direitos reservados.