2005 | 2001

O Mocho nos Media - 2001

O lançamento do portal foi feito através de uma sessão pública na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra. Estiveram presentes alguns jornalistas e muitas pessoas com interesse na área da divulgação científica.

O portal “Mocho” foi referido no programa de televisão “2010” (RTP2). Uma das imagens da “Água Virtual” foi utilizada no genérico de uma secção desse programa. Curiosamente, nos dias seguintes, o número de acessos ao portal cresceu significativamente.

O portal foi referido de um modo positivo nalgumas revistas nacionais como a “Gazeta da Física” ou o “Boletim da Sociedade Portuguesa de Química”. Nesta última revista, lida por cerca de 2000 docentes, foi assim descrito o nosso portal:
“O «Mocho» é, desde há muito, considerado como um símbolo de sabedoria. É por isso feliz a sua escolha para designar um Portal de Ciência e Cultura Científica. Da responsabilidade do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, este portal encontra-se dividido basicamente em duas secções principais: ciências e ensino. Para além de bastantes referências a sites internacionais, destaca alguns portugueses muito interessantes. Pode-se, por exemplo, encontrar uma tabela periódica, um roteiro de ciência, um site de software educativo e aquilo que é designado por Molecularium, um site de simulações moleculares muito interessante. Hoje em dia estão identificadas cerca de 145 espécies de mochos. Em Coimbra, trabalha-se, e bem, para criar mais uma...”