CARLOS FIOLHAIS
 

CF nasceu em Lisboa em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor nos Estados Unidos e no Brasil.

É autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 10000 citações, o artigo mais citado com um autor numa instituição nacional) e de mais de 450 artigos pedagógicos e de divulgação. Publicou 42 livros, entre os quais os best sellers "Física Divertida", "Nova Física Divertida", "Breve História da Ciência em Portugal", e os mais recentes "Darwin aos Tiros e outras Histórias de Ciência" e "Pipocas com Telemóvel e outras Histórias de Falsa Ciência" (os dois últimos com David Marçal), na Gradiva; “Ciência em Portugal”, ensaio na Fundação Francisco Manuel dos Santos; série de livros de ciência infantil "Ciência a Brincar", na Bizâncio (em co-autoria); numerosos manuais escolares na Texto Editores (em co-autoria); manual universitário "Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio", na Gulbenkian (em co-autoria); etc. Os dois primeiros tiveram edições internacionais na Espanha, Itália e Brasil, assim como alguns livros da série "Ciência a Brincar". Foi ainda autor de 18 capítulos de livros e de 24 prefácios, editor de 5 livros científicos em edição internacional e tradutor de 8.

Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e na História das Ciências. Foi fundador e director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico. Tem coordenado vários projectos de investigação e supervisionado vários estudantes de mestrado e doutoramento. Participou em numerosas conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Criou e dirige o "Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra".

Dirigiu a revista "Gazeta de Física" da Sociedade Portuguesa de Física e é membro de comissões das revistas de Física internacionais (presidiu em 2011 ao Conselho Científico do "European Physics Journal"). Foi Director do Centro de Informática da Universidade de Coimbra - CIUC, Presidente do Conselho de Investigação do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra - III, membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT e é membro dos corpos gerentes do Forum Internacional dos Investigadores Portugueses - FIIP. É colaborador regular dos jornais "Público", "Sol", “As Artes entre as Letras” e "Jornal de Letras". Foi consultor dos programas "Megaciência" e "ABCiência" para a SIC e RTP e do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. Foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (que tem a marca de "Património Europeu"), onde concretizou vários projectos relativos ao livro e à cultura, e do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra - SIBUC, onde criou os repositórios digitais "Estudo Geral" e "Almamater". É co-fundador da empresa "Coimbra Genomics". É corresponsável pelo blogue "De Rerum Natura".

Ganhou vários prémios e distinções: em 1994 o Prémio União Latina de tradução científica, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC; em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique; e em 2006 os Prémios Inovação do Forum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora; e em 2012 o prémio BBVA para o melhor artigo pedagógico na área da Física no espaço ibero-americano.

É o responsável pelos programas de "Educação" e de" Ciência e Inovação" da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

 


Contacto:
 

Carlos Fiolhais
------------------------------

Center for Computational Physics
University of Coimbra
3004-516 Coimbraa
Portugal

E-mail :  tcarlos@teor.fis.uc.pt

Tel.      :  351 - 239 410624
Fax      :  351 - 239 829158
Mobile :  351 - 96 7083225

http://nautilus.fis.uc.pt/~cfiolhais
Ver o blogue :  De Rerum Natura
Ver o portal de ciência :  http://www.mocho.pt