Animação - 69K É do conhecimento geral que a Terra roda em torno de um eixo imaginário, que une os dois pólos passando pelo centro. É devido a este movimento de rotação que temos o dia e a noite, ou que vemos o Sol nascer a Este e pôr-se a Oeste. Mas como o que se move é a Terra e não o Sol, vemos também todas as outras estrelas a rodar à volta da Terra! (Como podemos provar que é a Terra que roda e não o contrário?)

Surge assim o movimento aparente dos astros, ou a rotação da esfera celeste. Qual é o eixo desta rotação? O eixo da Terra, claro! E se prolongarmos esta linha imaginária indefinidamente, ela passará muito perto de uma estrela brilhante: a famosa Estrela Polar, que nos indica a direcção do Norte e a latitude do local onde nos encontramos (porquê?). Esta estrela parece manter-se fixa no céu (alguns astrónomos preferem chamar-lhe firmamento), e podemos compará-la ao bico de um pião que roda sem saír do sítio.

Esta página está ainda em desenvolvimento, o texto está muito incompleto (nem mencionei o terror dos astrólogos) e faltam imagens... por falar em imagens já experimentou tirar uma fotografia à Estrela Polar com uma camera fixa? Convém que seja uma 'reflex', para poder expôr alguns minutos.

Agradeço comentários, sugestões ou perguntas.

Voltar