Noite Europeia dos Investigadores 2014 – “Ciência e Mistério”

:: No dia 26 de Setembro de 2014 (sexta-feira), pelas 21h15, o RÓMULO CCVUC, centro de recursos de divulgação e educação científica da rede Ciência Viva, organiza mais um debate sobre cultura científica na Noite Europeia dos Investigadores – NEI 2014 nas suas instalações localizadas no rés-do-chão do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
    O tema deste ano, integrado no projecto geral de abertura da ciência aos cidadãos, é:
Ciência e Mistério“.
    O objectivo, à semelhança das iniciativas dos anos anteriores, é o de juntar autores de livros de ciência e história e leitores para promover a aproximação da ciência com o público em geral, afinal o grande objectivo da Noite que decorre por toda a Europa.

  
cartaz
 
  
::.. Os participantes serão:

  • David Marçal, bioquímico, autor de “Pseudociência” (Fundação Francisco Manuel dos Santos), no prelo;
  • Paulo Sousa Pinto, historiador, autor de “Os Portugueses descobriram a Austrália?- 100 perguntas sobre factos e curiosidades dos Descobrimentos”, ( A Esfera dos Livros);
  • Sérgio Rodrigues, químico, autor de “Moléculas por todo o lado: Química e Literatura” (Gradiva), no prelo.

O moderador será Carlos Fiolhais (físico e Director do Centro), que declarou: “A ciência é a chave para decifrar mistérios. Mas não todos.”
 
::.. Algumas das questões a debater, num ambiente informal, serão:

  • Que relação existe entre ciência e mistério? Na ciência, desvendam-se mistérios?
  • Quais as relações entre ciência, por um lado, e por outro história, religião e literatura, já que nestas actividades também se penetram mistérios?
  • Como distinguir ciência de pseudociência? Há métodos para desvendar mistérios?

Com entrada livre, a sessão é aberta ao público em geral e em especial aos mais curiosos que poderão fazer perguntas aos autores, num ambiente de tertúlia aberta e participada.
 

Cartaz: link   –        Facebook: link
Contactos: Maria Manuela Serra e Silvaccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699

23-09-14 | escrito por admin | Eventos, Últimos Destaques | Deixar um Comentário

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

O RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um moderno centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Localizado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, disponibiliza duas salas com agradáveis espaços de trabalho e de leitura, uma biblioteca (inserida no Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra, SIBUC) com acesso livre a documentos de diferentes áreas do conhecimento relacionadas com a cultura científica, em diferentes suportes, desde livros, revistas, DVD, CD, VHS, com software e filmes (documentários) e oito computadores Machintosh com acesso livre à Internet.

O RÓMULO desenvolve diversas actividades de divulgação científica com as mais variadas temáticas e recebe visitas de escolas básicas e secundárias de todo o país.


RÓMULO – Centro Ciência Viva
da Universidade de Coimbra

Departamento de Física da FCTUC
Rua Larga
3004-516 Coimbra
PORTUGAL

::..
Ver no mapa
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Telefone: 351-239 410 699
Email: romulo.ccv@uc.pt
facebook: Link
Google+

Apresentação: (HTML) (PDF)

28-09-10 | escrito por admin | Introdução | Deixar um Comentário