Num país com uma cultura científica ainda relativamente débil e onde os recursos relacionados com a ciência são ainda escassos, julgámos oportuno proceder ao seu levantamento, divulgando-os ao público, em particular aos mais jovens. Pretendemos com este roteiro apresentar um leque de informação concisa, que possa servir de referência e ajudar não só todos os interessados em seguir ou prosseguir uma carreira científica ou tecnológica mas também as pessoas simplesmente curiosas em saber mais sobre um determinado tema científico-técnico. Esperamos que este roteiro ajude a desenvolver vocações para seguir uma carreira profissional recompensadora e ajude também a conhecer melhor as várias ciências e as tecnologias que se cultivam em Portugal.

Assim, este roteiro contém uma listagem não exaustiva de recursos de ciência e tecnologia, sobretudo nacionais. Indicamos, entre outros, escolas, centros de investigação, bibliotecas, museus, livros, vídeos, software e iniciativas de ciência e tecno-logia que se realizam no nosso país. Em muitos casos é possível obter informações mais pormenorizadas a partir da fonte indicada. Tivemos a preocupação de incluir os recursos que possam ter maior utilidade para os jovens interessados pela ciência e tecnologia. As designações "ciência" e "investigação científica" englobam aqui as áreas de Matemática, Ciências Naturais (Física, Química, Geologia e Biologia), Ciências de Saúde (Medicina e Farmácia) e Engenharia (incluindo aqui o mundo da informática).

Num contexto de crescente globalização da sociedade, não nos podemos obviamente limitar aos recursos portugueses. Por tanto, sempre que adequado, apresentamos, dentro de cada secção do roteiro, alguns bons recursos estrangeiros relacionados com os temas em questão. A escolha é necessariamente subjectiva.

Este roteiro é composto por um corpo principal e por três apêndices. O primeiro apêndice apresenta as profissões e o mercado de trabalho em várias actividades relacionadas com a ciência e a tecnologia, O segundo apresenta os contactos das unidades de investigação científica nacionais. Finalmente, o terceiro fornece uma selecção de livros de divulgação científica (para adultos e para crianças) brevemente comentados.

O apêndice sobre orientação profissional para as carreiras relacionadas com a ciência é particularmente interessante para finalistas do ensino secundário. Indicamos sucintamente quais são e o que se faz nas principais actividades profissionais ligadas à ciência, à engenharia e à saúde. Abordamos ainda, também de forma breve, o nível de dificuldade de entrada para um curso, as matérias leccionadas e as principais especializações. Finalmente, referimos o mercado de trabalho e as possibilidades de emprego.

Estamos bem cientes de que, apesar dos nossos esforços, este roteiro não constitui um levantamento completo dos recursos com interesse para as ciências. Por outro lado, informações correctas agora, podem em breve estar desactualizadas. Por isso, e para melhorar próximas edições, agradecíamos que qualquer incorrecção ou omissão fosse transmitida a: Armando Vieira, Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, 3004-516 Coimbra, Fax 239829158, email: vieira@teor.fis.uc.pt .