Software, Multimédia, Vídeo e TV

 

CD-ROM e DVD

O CD-ROM é um pequeno disco com cerca de 10 cm de diâmetro mas que pode conter até 650 Mb de informação (o equivalente a cerca de 100 milhões de páginas de texto). Trata--se de uma maravilha da tecnologia moderna! Não é só um dispositivo para jogos cheios de imagens tridimensionais e labirintos intermináveis. Dada a crescente quantidade de informação científica disponível, por um lado, e as suas possibilidades multimédia (imagens, sons, vídeo, etc.), por outro, o CD-ROM é um meio cada vez mais útil para armazenar informação. A relação preço-quantidade (e por vezes qualidade) de informação entre os livros e os CD-ROMs é claramente favorável a estes últimos, pelo que eles são uma boa opção para bibliotecas de escolas com orçamentos limitados. Dado o escasso número de CD-ROMs didácticos disponíveis em língua portuguesa, a lista que se segue contém também títulos em inglês, que, pela sua qualidade, devem ser mencionados. O DVD está a substituir o CD-ROM.

Em Português

A Porto Editora ( http://www.portoeditora.pt/ ) e a Texto Editora ( http://www.textoeditora.pt/ ) são as principais editoras e distribuidoras de CD-ROMs didácticos. Nas respectivas páginas da Web encontrará catálogos actualizados de productos multimédia.

Em Inglês

Existem númerosos produtos de grande qualidade em língua inglesa. Referimos aqui apenas alguns. Para uma lista mais completa consultar as páginas da Internet de lojas electrónicas ou das distribuidoras. A Dorling Kindersley é a maior editora.


Software Didáctico

Os programas de software educativo podem ser uma ferramenta eficaz na aprendizagem, por exemplo na modelização de algumas experiências. O uso do computador para simular a Natureza dá-nos a liberdade de explorar novas possibilidades e verificar hipóteses que dificilmente se poderiam realizar experimentalmente. O potencial do computador é enorme e o seu aproveitamento está apenas no seu início: assim como revolucionou a ciência de hoje, poderá revolucionar o ensino de amanhã!


Vídeo

Alguns desses títulos estão acessíveis no mercado português.


Televisão

São poucos os programas de ciência que passam na televisão portuguesa. A Dois é o canal de vocação mais cultural, onde por isso é mais provável encontrar algum programa daquela índole (como por exemplo o programa "2001"), mas a RTP1, a SIC e a TVI também, ocasionalmente, apresentam esses programas (nomeadamente o programa de grande audiência da SIC “Megaciência”). Convém estar atento à programação. Na grelha da TV-Cabo encontram-se bastantes programas científicos. Segue-se uma lista de programas de ciência que passam ou passaram na televisão por cabo. Para mais detalhes consulte a página http://www.eurotv.com/ , que contém a lista de programas difundidos na Europa via satélite por várias cadeias televisivas internacionais.