O ESPECTRO ELECTROMAGNÉTICO

Uma carga em repouso cria à sua volta um campo radial e uniforme que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo eléctrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda electromagnética (a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda electromagnética propaga-se mesmo no vácuo.

Quando Maxwell comparou a velocidade da luz com a velocidade das outras ondas electromagnéticas, concluiu que a luz visível é constituida por ondas electromagnéticas, em tudo análogas às restantes, com a única diferença na frequência e comprimento de onda.

De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas electromagnéticas pode-se definir um espectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).

Até meados dos século passado o espectro electromagnético conhecido estendia-se desde o infravermelho até ao ultravioleta, hoje sabemos que é bem mais vasto, indo dos raios gama até às ondas de rádio.

ACTIVIDADES EXPERIMENTAIS - em construção

Comentários e sugestões.