Capítulo 3 - READ Ciências: as nossas páginas na Internet

3.1 Apresentação

A Internet, o multimédia e a Astronomia eram, para mim, dos temas possíveis, os mais interessantes para a dissertação. Os dois primeiros atraíam-me pela tecnologia que envolvem e pelas potencialidades de que ouvia falar. O último é um gosto pessoal e antigo. Acabei por optar pela "Internet no Ensino das Ciências Físico-Químicas". Era o tema sobre o qual tinha mais dúvidas, tanto no que respeita à tecnologia inerente como à sua aplicabilidade no ensino. Os meus conhecimentos nesta área eram muito reduzidos, para não dizer mesmo praticamente nulos. Por estranho que possa parecer, creio que foi esta a principal razão que me levou a optar pelo tema da Internet. É curioso referir que os temas do multimédia e da Astronomia acabaram por se reflectir no trabalho que elaborei relativo à Internet.

O meu primeiro contacto com a tecnologia da Internet ocorreu numa das disciplinas do Mestrado no Ensino da Física, no ano de 1995. Lembro-me que não fiquei com muito boa impressão desse "primeiro encontro". Por exemplo, para poder ver uma página da responsabilidade da NASA, tive tempo de ir tomar um café, conversar com os colegas, quando voltei para junto do computador, a ligação tinha caído… No meu computador estava apenas uma página com informações sobre os planetas do Sistema Solar e contendo algumas imagens coloridas, embora grande parte destas não estivessem bem definidas. A primeira impressão foi, portanto, de frustação. Depois, pensando melhor, achei fascinante aquela troca de informação, em texto e imagens, entre duas máquinas a milhares de quilómetros de distância. Comecei a entender um pouco o sucesso da Internet.

Uma vez escolhido o tema, tive um encontro com o meu orientador. Numa primeira fase o meu papel seria o de analisar algumas páginas existentes na World Wide Web sobre ciência e educação. Deveria averiguar o tipo de informação que continham, de que forma poderiam ser usadas na escolas, que ajudas poderiam prestar a alunos e professores. Fiquei impressionado com a qualidade de algumas páginas existentes, elaboradas em universidades, institutos de investigação ou mesmo por simples "amantes" da ciência.

A análise dessas páginas deveria futuramente ser divulgada na Internet. Para isso criámos uma página no servidor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, com o título de READ Ciências (Recursos para o Ensino, Aprendizagem e Divulgação das Ciências). Como eram nulos os meus conhecimentos sobre elaboração de páginas (HTML) e o sistema operativo (UNIX) da máquina onde deveriam ser colocados os documentos, dispunha da ajuda de um programador. Essa primeira ajuda foi muito importante, mas em pouco tempo me familiarizei com a sintaxe dos documentos bem como com os comandos principais do UNIX. Comecei então a elaborar eu próprio as páginas do READ Ciências, o que me contentou bastante. A simplicidade e as potencialidades da tecnologia em causa atraíram-me desde logo.

A página sofreu desde então bastantes alterações, quer a nível de conteúdos (que foram sempre crescendo) quer a nível de aspecto gráfico (que foi procurando corresponder a várias opiniões). Alargámos a outras pessoas a participação neste projecto, nomeadamente, a dois colegas de mestrado, António Bandeira (uso do multimédia no ensino da Física) e João Paulo Pinto (análise de software educativo), bem como a um aluno de doutoramento, Alberto Trindade (realidade virtual no ensino). Um dos nossos objectivos era receber, à medida que a página ia sendo construída, feedback das pessoas que nos "visitavam". Criámos um espaço onde era possível enviar, de uma forma simples, sugestões, opiniões e comentários (ver Figura 3.1).



Figura 3.1 - Espaço criado na página principal READ Ciências para obter comentários e sugestões.

Recebemos, com agrado, algumas sugestões bem como mensagens de apoio e incentivo. Apresentam-se a seguir alguns exemplos (os erros ortográficos que aparecem são os códigos colocados pelo programa de mail Eudora a todas as letras com acento):


nome=jose mariano gago
email=gago@mct.pt
organizacao=mct
Sugestoes=Achei optima a vossa pagina. Parabens! (Nao consegui aceder aos "Recursos didacticos..."

italianos, talvez o endereco esteja errado.)
Um abraco e bom trabalho.
Jose Mariano Gago


nome=Vitor D Teodoro
email=vdt@mail.fct.unl.pt
organizacao=FCTUNL
Sugestoes=Parabins. Se isto i feito quase ss com carolice, imagino como seria se fosse profissional!
nome=Francisco Bruto da Costa
email=bruto.costa@ip.pt
organizacao=Tribunais (sou Juiz de Direito)
Sugestoes=Acabo de ver a vossa pagina e estou verdadeiramente surpreendido com a qualidade, o sentido do detalhe, a preocupagco em informar depressa e bem que os senhores demonstram.
Como cidadco, embora nada perceba de fmsica, para alim do 5: ano do Liceu,agradego-vos o esforgo e pego que esta excelente pagina portuguesa continue e se desenvolva, como merece.
Parabins !
Francisco Bruto da Costa

nome=Renato P. dos Santos
email=rsantos@ipiaget.pt
organizacao=Instituto Piaget
Sugestoes=Formidaveis estas paginas. Parabins. Notavel produto nacional sem ficar a dever muito `s melhores paginas estrangeiras.
Sugiro visitar as paginas:
"The Wonders of Physics"
http://sprott.physics.wisc.edu/wop.htm
"FAQ on sci.physics"
http://www.cis.ohio-state.edu/hypertext/faq/usenet/physics-faq
"Yuan's Scientific World"
http://www.stemnet.nf.ca/%7Eyliu/sciences.html

nome=Norberto Guimarces
email=norberto@mail.telepac.pt
organizacao=Faculdade de Engenharia do Porto
Sugestoes=Estou boquiaberto com a qualidade deste Site , e quero felecitar desde ja todos os que nele participaram . I das tais coisas que julgava que ss iria aparecer em Portugal daqui a alguns anos . Julgo que o prsximo passo a dar i o ensino atravis da Internet (utilizando todas a potencialidades deste meio) e ou em paralelo com o ensino na televisco portuguesa . Uma sugestco era que dessem um comentario breve a cada livro ou artigo que sugerem . Os meus sinceros parabens .
nome=Valcilon Silva
email=vgs@embratel.net.br
organizacao=AEUDF - Brasilia/DF - Brasil
Sugestoes=Estudo economia no Brasil e gostaria de saber das possibilidades de se conseguir programas educativos desenvolvidos nessa instituigco, principalmente na area de matematica.
Desde ja agradego pela atengco.
[]s
Valcilon Silva

nome=LUIZ CARLOS RICCIARDI
email=luiz.ricciardi@mandic.com.br
organizacao=Instituto de Criminalmstica de Sco Paulo - Brasil Sugestoes=Sou Perito Criminal da Polmcia Civil do Estado de Sco Paulo e Professor de Fmsica da Rede Estadual de Ensino de 1: e 2: graus.
Achei excelente este site na Internet. Por enquanto vou analisar seu conteudo e poderei futuramente tecer melhores comentarios e se possmvel contribuir com sugestues.

nome=Adalberto Matos
email=solam@mail.telepac.pt
organizacao=Escola Sec. Gabriel Pereira Sugestoes=Bom trabalho este aqui apresentado. Gostaria que as editoras fizessem desconto nos livros..e que podessemos requisita-los por esta via. Agradecido pela atengco
Atentamente
Adalberto Matos
PQND
ESC.SEC.Diogo Goulveia de Beja
colocado na ESGB em Ivora 96/97

nome=PROF. NA INTERNET
email=np30de@mail.telepac.pt
organizacao=E.S.Antsnio Nobre
Sugestoes=Gostamos muito das vossas paginas. Esperamos por mais.

Além da análise de páginas existentes na Internet pertinentes para a educação científica, e da possibilidade de os visitantes fazerem sugestões e comentários, decidimos, obviamente, abrir outros campos. Um dos nossos objectivos principais foi desde o início construir uma base de dados de livros, software e vídeos, que contivesse recensões e críticas de forma a valorizar os melhores recursos. Incluiu-se também um conjunto de sugestões de actividades experimentais.

Índice da tese ---- Página principal do Read Ciências