Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: O JOGO DOS POSSÍVEIS

Autor: François Jacob

Colecção: Ciência Aberta - 1


"...Sentimos confusamente que os problemas da vida e do pensamento se juntam e unem-se por sua vez aos da vida em sociedade; e sentimos também que as respostas para as perguntas que a sociologia e a etnologia fazem sobre a cultura dependem, em grande parte, das que o estudo da natureza inspira ao biólogo.

A biologia contemporânea situa-se numa espécie de confluência onde convergem com os seus próprios problemas os das ciências físicas e os das ciências humanas. Razão pela qual, melhor do que estas e do que aquelas, a biologia ilustra nos seus desenvolvimentos recentes um conjunto de atitudes intelectuais que não se pretenderá que terminem em conclusões definitivas , mas que são características de um estado presente do pensamento humano, e provavelmente também, de algumas das suas constantes.

São estas as atitudes intelectuais que descreve, analisa e discute o belo livro de François Jacob em cento e trinta páginas incrivelmente densas, mas de uma densidade que nunca põe à prova a paciência ou a atenção do leitor, de tal modo uma vida consagrada ao estudo e à pesquisa numa disciplina particular incorporou esta, se ousarmos dizê-lo, na pessoa do autor. Os problemas colocados, os resultados apresentados, encandeiam-se e articulam-se com um à-vontade tão magistral que dão ao leitor uma impressão de fluidez, naturalmente ritmada pela ampla respiração do texto."

Claude Lévi-Strausse, Le Nouvel Observateur