Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: A PRODIGIOSA AVENTURA DAS PLANTAS

Autor: Jean-Marie Pelt e Jean-Pierre Cuny

Colecção: Ciência Aberta - 4


"Se os animais nos apaixonam, é porque estão próximos de nós, a ponto de por vezes pensarmos que nos reconhecemos neles. Mas as plantas, imóveis, silenciosas, em que é que se parecem conosco?

Tal como os animais, viveram uma grande epopeia: a epopeia da evolução. Assim como nós, têm uma história. Ao vê-las viver, descobrimos nelas "hábitos" e "comportamentos" que nos pertencem também. Porque, para lá das aparências, a vida é una: e as plantas obedecem, como nós, a leis imutáveis. Para tornar inteligível a sua vida misteriosa, era necessário o olhar novo de quem procura evidenciar aquilo que constitui a unidade fundamental do mundo vivo. Foi isso que fizemos para vós."

É assim que os autores introduzem esta magnifica obra que constituirá, para o leitor, uma verdadeira surpresa. A botânica, que o público português teria boas razões para considerar um tema árido e difícil, assume aqui a dimensão de uma história de mistério apaixonante que alterará a nossa visão do mundo e da própria vida. Vivamos, então, com os autores, esta Prodigiosa Aventura das Plantas.