Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: UM MUNDO IMAGINADO - Uma História de Descoberta Científica

Autor: June Goodfield

Colecção: Ciência Aberta - 9


Como acontece uma "descoberta científica? Os meses a fio de reflexão, a repetitividade das observações, o trabalho sem horário, as pistas falsas, os recuos, o começar de novo, mas também a alegria de ultrapassar obstáculos que pareciam intransponíveis. O trabalho de investigação nos grandes centros de pesquisa. Quem faz a ciência nos Estados Unidos? Como é divulgada, reconhecida e desenvolvida uma descoberta científica?

June Goodfield acompanha durante cinco anos a investigação de uma jovem bióloga... portuguesa e da sua equipa que culmina na verificação de uma grande descoberta relacionada com a doença de Hodgkin.

Em todo o mundo, cientistas prosseguem hoje no caminho em que a jovem bióloga foi pioneira. O seu trabalho conduzirá a novos tratamentos da leucemia e de outras formas de cancro.

São esses cinco anos de trabalho, persistência, criatividade, esperiências, tensões, esperança adiada, sacrifício e finalmente reconhecimento e gratificação que estão esplendidamente fixados neste livro admirável.

Lendo este livro - que se lê com o interesse e o suspense de um romance policial - o leitor compreenderá porque foi esta, de todas as obras editadas pela Gradiva, a que deu mais gosto ao editor descobrir e publicar.

"Um contibuto admirável para a escassa literatura existente sobre a ciência em acção."

Sir Peter Medawar
"O melhor livro sobre ciência surgido depois da Immense Journey, de Loren Eiseley."
Freman Dyson