Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: OS TRÊS PRIMEIROS MINUTOS DO UNIVERSO

Autor: Steven Weinberg

Colecção: Ciência Aberta - 20


Até há relativamente pouco tempo, os cientistas não podiam contar em nenhuma teoria sobre a origem do universo. A situação, contudo, modificou-se significativamente. Em 1965, surgiu a inesperada e extraordinária descoberta de uma radiação cósmica estática, no domínio das microondas, resíduo fóssil da fase explosiva do universo primitivo. Segui-se-lhe um aturado trabalho teórico e, hoje em dia, existe uma teoria sobre o universo primitivo a que os astrónomos aderiram tão completamente que lhe chamam "modelo-padrão".

Com esta obra, temos pela primeira vez perante nós uma versão autorizada daquilo que se julga ter acontecido durante os três primeiros minutos do universo, bem como o relato excitante dessa descoberta. Steven Weinberg, o brilhante físico teórico de Harvard, transporta-nos aos primórdios do universo com uma clareza e graça extraordinárias, usando uma linguagem extremamente acessível que permite a qualquer leigo em física ou matemática a compreensão dos fenómenos ocorridos.

Os Três Primeiros Minutos do Universo é uma obra notável e entusiasmante, um livro raro que, explicando de forma clara uma das mais importantes descobertas da ciência contemporânea, consegue alterar o modo como encaramos o mundo.