Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: OJECTOS FRACTAIS

Autor: Benoît Mandelbrot

Colecção: Ciência Aberta - 51


Quanto mede a costa da Bretanha? Reflita e desconfie dos dicionários. Qual é a forma da montanha ou da nuvem que daqui se avistam? A simplicidade destas perguntas é enganadora. Que podemos dizer para caracterizar as formas criadas pelo caos? O autor desta obra foi o primeiro a descobrir o meio de submeter estas questões à investigação científica e mostrou que existem entre elas afinidades profundas e surpreendentes.

Tomando como base determinados objectos, cuja forma é muitíssimo rugosa, porosa ou fragmentada a qualquer escala, objectos a que chamou fractais, Benoît Mandelbrot concebeu, desenvolveu e utilizou uma nova geometria da natureza e do caos, que tem ensinado os sábios - e os outros! - a ver o mundo de uma forma diferente.

Este livro reúne dois ensaios, ambos revistos e ampliados pelo autor expressamente para a edição portuguesa. Um deles constituiu a primeira exposição feita sobre geometria fractal, que, sendo já um documento histórico, permanece a introdução de eleição aos objectos fractais. O outro, com que a obra termina, intitula-se "Panorama da linguagem fractal", linguagem que tem tido um impacto poderoso e imprevisto sobre a arte popular e a matemática pura.