Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: FEYNMAN - A NATUREZA DO GÉNIO

Autor: James Gleick

Colecção: Ciência Aberta - 61


Uma vez um grande matemático disse que um génio é um mágico, alguém que faz coisas de que ninguém é capaz. Para os seus colegas, Feynman foi um mágico do mais alto calibre. Arquitecto das teorias quânticas, enfant terrible do projecto da bomba atómica, crítico cáustico da comissão do vaivém espacial, vencedor do prémio Nobel, Richard Feynman deixou uma marca em quase todos os domínio da física moderna.

A originalidade foi a sua obcessão. Insatisfeito com o que sabia e com o que os outros sabiam, pôs incessantemente em causa as verdades científicas. Mas havia nele um outro lado, que o tornou uma figura quase lendária: a sua curiosidade ultrapassou a ciência e levou-o a aprender a tocar bateria, fazer massagens, escrever chinês, arrombar cofres.

Em Feynman - A Natureza do Génio, James Gleick mostra-nos um Feynman que poucos conheceram. Penetrando nos bastidores do homem que se auto-retratou nas próprias memórias, revela agora um cientista genial e emotivo. Desde a infância nas praias de Far Rockaway e as primeiras experiências com rádios e equações diferenciais, passando pelo trabalho desenvolvido no MIT e, mais tarde, em Princeton, até à morte da mulher enquanto colaborava no projecto da bomba atómica em Los Alamos, o presente livro regista a vida e a obra de um génio que mudou para sempre a nossa visão da ciência.