Gradiva - Colecção Ciência Aberta


Título: EINSTEIN VIVEU AQUI

Autor: Abraham Pais

Colecção: Ciência Aberta - 69


Poucas pessoas compreenderam realmente o que Einstein disse, fez e pensou, mas há cada vez mais gente interessada na sua vida e obra. O presente volume - que pode ser tido como um complemento a Subtil É o Senhor, a biografia intelectual de Einstein - dá uma ideia de como Einstein foi visto pelo mundo. O facto de se ter tornado o mais famoso cientista de todos os tempos foi, afinal, também o resultado da atenção que lhe dedicaram os meios de comunicação social, como o autor vem agora comprovar, depois de mergulhar nos arquivos da imprensa internacional de 1902 até aos nossos dias.

Com este livro, os leitores ficarão igualmente a saber o que Einstein pensava sobre filosofia e religião e a conhecer os seus problemas familiares e os seus encontros com grandes personalidades, como Rockefeller, Chaplin, Freud ou Ghandi. Entrevistas a Einstein ajudam a perceber a forma original como se exprimia e o seu grande talento para a formulação.

Estes ensaios foram escritos do ponto de vista do físico Abraham Pais, que conheceu Einstein e com ele teve o privilégio de privar durante vários anos. A linguagem acessível ermitirá aos leigos uma informação pormenorizada sobre o grande cientista e o grande homem que foi, efectivamente, Albert Einstein.

ABRAHAM PAIS é um dos mais reputados físicos teóricos do mundo e um dos fundadores da física das partículas. Nasceu na Holanda, mas naturalizou-se americano em 1954. É professor da Rockefeller University, em Nova Iorque, e dedica-se desde 1978 à história da ciência, sendo autor de várias obras neste campo, entre as quais se conta Subtil É o Senhor, vencedor do Prémio do Melhor Livro Americano em 1982 e publicado nesta mesma colecção.