Gradiva - Colecção Aprender Fazer Ciência


Título: VIRAR O MUNDO DO AVESSO

Autor: Robert Ehrlich

Colecção: Aprender Fazer Ciência - 6


Eis um livro que apresenta precisamente a forma como deveria ser a educação científica, especialmente a um nível introdutório. Trata-se de um conjunto de demonstrações físicas fáceis de executar e que todavia ilustram conceitos importantes de uma maneira surpreendentemente simples e engraçada.

Destinadas a professores, alunos e leitores curiosos, estas demonstrações fazem-se com objectos de fácil aquisição e uso quotidiano. Muitas são originais; outras incluem variantes novas de velhas ideias. Todas, porém, resumem o objectivo, o equipamento necessário e o procedimento a seguir, referindo ainda por vezes o recurso a um retroprojector para facilitar a compreensão da experiência por parte dos alunos mais jovens.

Os exemplos concretos ao longo da obra acompanham um fundo teórico que ajuda ao esclarecimento dos princípios físicos por parte do leitor. Num «laboratório» como este, os professores descobrirão que as demonstrações de componente quantitativa funcionam bem como miniexperiências e formas de ilustrar os resultados de cálculos. Estas demonstrações abrangem muitos níveis educativos, desde as aulas de Física do ensino secundário até à Física ensinada nas universidades.

Robert Ehrlich é professor na Universidade de George Mason. As suas obras têm-se destacado pela qualidade de exposição. Virar o Mundo do Avesso é o seu quarto livro de divulgação.