PLÁTANO EDITORA


Título: O Roteiro do Céu

Autor: Guilherme de Almeida


Roteiro do Céu

Como identificar facilmente as estrelas e as constelações sem se perder no céu

Já lhe aconteceu, numa noite límpida e serena, contemplar o firmamento repleto de estrelas e querer identificar algumas pelos seus nomes, ou localizar as várias constelações com segurança e sem hesitações ? Contrariamente ao que pode parecer à primeira vi sta, isto não requer conhecimentos prévios especiais e é acessível a qualquer pessoa, desde que se sigam determinados procedimentos que são indicados neste livro. Também não é necessário utilizar instrumentos de observação: os olhos são suficientes.
O Roteiro do Céu permite ainda interpretar os diferentes aspectos do céu, de acordo com a hora da noite, a época do ano e o local de observação (pode ser utilizado em ambos os hemisférios terrestres). Com este livro, o leitor aprenderá a orientar-se no fi rmamento com a mesma facilidade com que procura uma localidade num mapa de estradas. A técni-ca dos alinhamentos sucessivos levá-lo-á a utilizar as estrelas brilhantes como marcadores que o conduzirão a sucessivas descobertas. Se já tentou localizar algum as constelações no céu e se sentiu perdido e confuso, este livro foi escrito para si.
Esta obra inclui vários mapas de identificação, uma carta celeste especial que mostra lado a lado mapas legendados e mapas mudos, destinando-se estes últimos ao treino do leitor. Contém muitas sugestões, bem como os conselhos práticos para as aplicar na e xploração do céu a olho nu (é por aí que se começa) e evita os aspectos técnicos não essenciais à identificação do céu nocturno: este livro não contém nenhuma "fórmula" matemática. Dá ainda informações suplementares sobre todas as estrelas legendadas e so bre as condições de visibilidade de todas as constelações. Realça-se a importância do conhecimento do céu como base indispensável para a (posterior) utilização proveitosa de binóculos e de telescópios. Não há praticamente "limites de idade" para a utiliza ção deste livro: um jovem de 13 anos acompanha o texto e utiliza os mapas tão bem como um outro leitor "menos jovem" de mais de 70 anos. Os programas escolares de Físico-Químicas do (8º ano) incluem presentemente, como é sabido, uma iniciação à Astronomia . Este novo tema é fascinante a todos os níveis, e os jovens podem servir-se deste livro para explorarem o céu por iniciativa própria. Por isso, o Roteiro do Céu pode ser também uma prenda interessante.

A QUEM SE DESTINA ESTE LIVRO ?

Autor: Guilherme de Almeida / Formato: 17 cm * 24 cm / 176 páginas / Brochado
92 mapas e figuras / Nº de código: 090111 / ISBN 972 - 707 - 125 - 2 / 1ª edição: Janeiro de 1996
Editora: Plátano Edições Técnicas - Av. de Berna, 31 - 3.º Esq.º - 1050 LISBOA
Telef. (01) 797 92 78 / (01) 797 42 50 // Fax: (01) 795 40 19