NÃO ESCREVA NESTA LINHA!

 

 

FOLHA DE ENUNCIADO

TESTE EXEMPLO - zero

TESTE SUMATIVO / Físico-Químicas 8º ano

 

Nome:________________________________________Nº:___ Turma:___ Data:___/___/___

 

 

NOTA: A parte I deste teste é constituída por perguntas de escolha múltipla.

Deves responder a estas questões na FOLHA DE RESPOSTAS.

Preenche os círculos que correspondem à alternativa que julgas correcta usando um lápis (para poder alterar alguma resposta). Quando concluíres a prova, preenche os círculos respectivos com uma caneta preta.

BOM TRABALHO!

 

PARTE I

 

Qual das afirmações seguintes é verdadeira ?

Os pássaros têm cor mas não têm som

Os pássaros têm cor e som

As flores têm cheiro, cor e som

Nenhuma das opções é correcta

A água não têm sabor, nem cheiro mas têm som na queda de água

 

Quando tu estás a ouvir música da tua aparelhagem no teu quarto... 

O som chega aos ouvidos graças às compressões e descompressões do ar causadas pela vibração das colunas de som da aparelhagem

É graças às correntes de ar que o som chega aos nossos ouvidos

Nenhuma das opções é correcta

O som nunca poderia chegar aos ouvidos se tivesses fora do quarto com a porta fechada

Só ouves o som se a música for boa

 

Imagina que estás numa sala completamente fechada estando tudo tapado e não havendo possibilidade do ar entrar nessa sala. 

Nenhuma das opções é correcta

Se uma bomba explodir fora da sala é impossível ouvires o som da explosão

Só consegues ouvir o som da explosão de uma bomba se uma das paredes tiver um buraquinho por onde o ar entre

Se estiveres a ouvir música "pesada" dentro da sala as pessoas que passam na rua não podem ouvir essa música

Para que ouças qualquer tipo de som é preciso que estejas com muita atenção

 

O diapasão que se usou na sala de aula tinha a indicação 470 Hz. Qual é o significado desta indicação?

 

Nenhuma das opções é correcta

O diapasão pesa 470 gramas

O diapasão custa 470 escudos

O diapasão mede 470 metros

A velocidade do diapasão é de 470 metros por segundo (m/s)

 

A unidade do Sistema Internacional (S.I.) de frequência é o... 

Hertz (Hz)

Metro (m)

Decibel (dB)

Litro (l)

Watt (W)

A velocidade de propagação do som no ar é de ... 

340 m/s

300 000 km/s

340 km/h

896534813 m/s

Nenhuma das opções é correcta

 

Quando a Ana foi mordida por um cão, ela deu um grande grito tendo ouvido, passado 1 segundo, o eco do grito emitido. Isto aconteceu porque... 

As ondas sonoras emitidas encontraram um obstáculo, foram reflectidas, chegando novamente aos ouvidos da Ana

As partículas do som chocaram com obstáculo e voltaram para trás

O cão deveria ser muito grande

Nenhuma das opções é correcta

Havia na altura outra rapariga com uma voz parecida que deu um grito quase ao mesmo tempo

 

Como é que poderias determinar, aproximadamente, a velocidade som? 

Gritando na direcção de uma parede lisa e afastada 100 metros e medir o tempo que demorou o som a ir e voltar

Estando dentro de um quarto, ligar a aparelhagem e medir o tempo que o som demora a chegar aos ouvidos

Não há nenhuma maneira para determinar a velocidade do som

Através da velocidade do vento pode-se calcular a velocidade do som

Utilizando um conta-quilómetros medir a velocidade do som da pedra que cai de um prédio alto

 

Nalgumas discotecas as músicas provocam dores nos ouvidos. Isto acontece porque... 

A intensidade do som dessas músicas é muito alta

A frequência de vibração dos sons é muito elevada

A velocidade de propagação dos sons é muito elevada

Nenhuma das opções é correcta

A música que não é de boa qualidade magoa os ouvidos

 

A qualidade do som que permite distinguir dois sons da mesma intensidade e da mesma frequência, quando produzidos por instrumentos diferentes é... 

O timbre

A velocidade do som

Nenhuma das opções é correcta

A voz do som

A largura do som

A velocidade de propagação do som é de 1400 m/s na água enquanto que num meio sólido, como o ferro por exemplo, é de 5000 m/s. Isto acontece porque... 

Os átomos nos sólidos estão mais próximos logo, cada um, transmite mais rapidamente as vibrações sonoras ao átomo vizinho

Os átomos nos sólidos são mais duros logo, cada um, transmite mais rapidamente as vibrações sonoras ao átomo vizinho

Como os átomos nos sólidos ocupam um volume menor, a distância a percorrer pelo som será menor logo, a velocidade de propagação será maior.

Nenhuma das opções é correcta

A água na maior parte das vezes está imprópria para consumo o que dificulta a propagação do som

Um pastor alemão aproxima-se do Chico e senta-se à frente dele. O Chico vê ao longe um homem a meter um apito na boca. O pastor alemão arrebita as orelhas levanta-se e corre para o homem que estava atrás do cão. O Chico ficou espantado porque não ouviu o homem a apitar. O que terá acontecido? 

Aquele apito só emitia sons com frequências que só os cães conseguem ouvir e os seres humanos não

Há certas pessoas que conseguem chamar os cães por telepatia

Aquele apito só emitia sons com uma intensidade que só os cães conseguem ouvir e os seres humanos não

O professor está a tentar enganar-me. Não é possível os cães ouvirem sons que os seres humanos não ouvem

Só é possível tal acontecer se o Chico sofrer alguma surdez

Sanção toca, com a sua viola, uma serenata à chuva à sua namorada Dalila que se encontra na varanda da sua casa. Qual a afirmação verdadeira? 

Dalila não pode ouvir os sons mais fracos porque têm intensidade menor que os mais fortes

Dalila não ouve os sons mais fracos porque têm velocidade de propagação menor que os mais fortes

Dalila não ouve os sons mais fracos porque têm uma frequência de vibração menor que os mais fortes

Os sons mais graves têm uma frequência de vibração maior que os sons mais agudos

Um cantor de ópera famoso dirigiu-se a um coliseu para ensaiar um espectáculo que iria dar uma semana depois. Verificou, nos ensaios, que a sua própria voz fazia-se ouvir várias vezes e concluiu que assim o espectáculo iria ser desagradável para os espectadores. O cantor mandou então os responsáveis do coliseu tomarem medidas. Quais as medidas adoptadas? 

Colocar cortinas nas paredes e cortiça no tecto para evitar os ecos provocados pelo cantor

Cimentar as paredes e os tectos e proceder depois à pintura de modo ficarem bem lisos evitando assim os ecos

Nenhuma medida foi adoptada porque os ecos só acontecem quando a voz do cantor não está bem afinada

Diminuíram o tamanho do coliseu pois os ecos só surgem quando a distância entre as paredes é muito grande

 

Dos materiais: ferro, cimento, madeira, azulejo, algodão, esferovite e vidro, quais é que deverão ser utilizados numa sala de aula para evitar os ecos? 

Nenhuma das opções é correcta

Todos

Nenhuns

Azulejo, madeira e vidro

Cimento, esferovite e vidro

O que pode haver de comum entre o som e a luz? 

O som e a luz propagam-se através do ar

O som e a luz propagam-se através do vácuo

A velocidade de propagação do som e da luz é igual

Não há nada em comum

O som e a luz só se propagam de dia

 

Imagina este «filme»: "O Manuel foi à Lua, construiu uma pequena barraca de madeira numa tarde. Cansado, agarrou na madeira que restava, pegou-lhe fogo e pôs-se a assar um frango. Enquanto o frango assava o Manuel observava, com óculos de sol, o Sol no meio de um céu completamente escuro, ao mesmo tempo que ouvia música de rádio com o auxílio de uns auscultadores colocados dentro de um capacete que recebia oxigénio de uma botija e que permitia ao Manuel respirar."

Neste pequeno «filme» algo está errado... 

É impossível assar o frango na Lua porque para haver combustões é necessário haver oxigénio e na Lua não há

É impossível o Manuel ver o Sol porque na Lua não há atmosfera e a luz do Sol não se propaga no vazio

É impossível o Manuel ouvir música, mesmo com os auscultadores, porque o som não se propaga no vazio através dos fios

É impossível o Sol estar a brilhar e ao mesmo tempo o céu estar completamente escuro

Não é necessário botijas de oxigénio para ao Manuel respirar porque a Lua já tem esse gás

 

Em relação à luz, qual das seguintes afirmações é verdadeira?

Propaga-se em linha recta mas também pode contornar obstáculos

Propaga-se no ar, mas não se propaga no vazio

É possível ver luz num caixote bem fechado e com os olhos bem tapados

É possível agarrar a luz com as mãos

A luz pode ter cheiro

 

A velocidade de propagação da luz no ar é de ... 

300000 km/s

340 m/s

340 km/h

123456 km/s

Nenhuma das opções é correcta

 

 

Em relação à figura 1...

O objecto representado pela letra c) corresponde a... 

Um espelho plano

Um espelho côncavo

Um espelho convexo

Uma lente divergente

Nenhuma das opções é correcta

O ângulo dado pela letra a) será de... 

20º

40º

Pode ser um ângulo qualquer

70º

 

A seta representada pela letra b) é... 

Nenhuma das opções é correcta

O raio de incidência

A representação da dispersão da luz

A representação da difusão da luz

O ângulo de incidência

 

O objecto curvo representado na figura 2 será: 

Um espelho convexo

Um espelho côncavo

Uma lente convergente

Uma lente divergente

Nenhuma das opções é correcta

 

O objecto curvo representado na figura 3 será: 

Um espelho côncavo

Um espelho convexo

Uma lente convergente

Uma lente divergente

Nenhuma das opções é correcta

 

Observaste, nas aulas que decorreram no laboratório, que quando um lápis estava dentro de água parecia partido e quando uma moeda é colocada dentro de uma tina de água parece que sobe. Estes fenómenos devem-se a quê? 

À refracção da luz, isto é, a luz difundida pelo objecto, que está dentro de água, muda de direcção quando passa da água para o ar

À reflexão da luz, isto é, a luz difundida pelo objecto, que está dentro de água, é reflectida por esta quando passa do água para o ar

Tanto a moeda como o lápis absorvem água o que faz com que o seu volume aumente provocando os tais efeitos

Nenhuma das opções é correcta

Os objectos debaixo de água causam perturbações à nossa visão e assim, nunca conseguimos vê-los como deve ser

 

Utilizando um espectroscópio, que contém um prisma de vidro, consegues ver várias cores que provém da luz branca emitida por uma lâmpada de Reuter. Este fenómeno de separação de luz branca em cores chama-se. ..

Dispersão da luz

Reflexão da luz

Absorção da luz

Convergência da luz

Nenhuma das opções é correcta

Em relação ao feixe de luz branca proveniente da lâmpada de Reuter e às radiações de diferentes cores podemos dizer que…

 

A luz branca é uma radiação policromática e cada uma das cores constitui uma radiação monocromática

A luz branca e cada uma das cores constituem uma radiação monocromática

O espectroscópio devia estar estragado porque a mistura de todas as cores devia dar luz preta e não luz branca

Nenhuma das opções é correcta

Tanto a luz branca como cada uma das cores constituem radiações policromáticas

 

Há pessoas que sofrem miopia. Essas pessoas…

Não vêm bem objectos distantes e usam por isso lentes divergentes

Não vêm bem objectos próximos e usam por isso lentes convergentes

Não vêm bem objectos distantes e usam por isso óculos de sol

Nenhuma das opções é correcta

Têm uma doença que ataca o estômago, logo não é necessário usar óculos por causa disso

 

Uma lupa... 

É uma lente convergente e tanto dá imagens direitas como invertidas

É uma lente divergente e só dá imagens mais pequenas que os objectos

É uma lente divergente e serve para aumentar o tamanho das letras

Nenhuma das opções é correcta

É um espelho côncavo e serve para aumentar o tamanho das lentes

 

Qual das afirmações seguintes é correcta?

Nenhuma das opções é correcta

A cor de um objecto não depende da cor da luz que incide sobre ele

Se um objecto é preto difunde luz de todas as cores

Se um objecto é branco é porque absorve luz de todas as cores

Se o ouro é amarelo é porque os átomos de ouro são amarelos

 

 

 

 

PARTE II (Responde a esta parte na Folha de Respostas)

 

 

APRESENTA TODOS OS CÁLCULOS QUE EFECTUARES

 

31 - Num dia de trovoada o Anacleto observa um raio luminoso e só passados 7 segundos é que ouve o ruído do trovão.

A que distância do Anacleto estão as nuvens em colisão?

 

32 - O Beto quer medir a potência focal das lentes convergentes dos seus óculos.

Para isso desenha a letra L num papel, ilumina a letra com uma lâmpada, coloca a lente à frente dos raios luminosos que passam através da letra e verifica que ao passarem a lente os raios convergem num ponto a 50 cm de distância desta.

Calcula a potência focal das lentes.