next up previous
Next: 6. EQUILIBRA-SE OU NÃO? Up: wwwlivro Previous: 4. COMO FUNCIONAM OS

Subsections

5. AFUNDA-SE OU NÃO?

Material

Objectos que se afundam, objectos que flutuam




\begin{floatingfigure}{8cm}
\mbox{\epsfig {file=afunda1cor.eps,width=8cm}}
\end{floatingfigure}

Pega numa bola grande de plasticina, nos berlindes e nos restantes materiais (cortiça, clips, pedaços de madeira) e coloca-os na taça com água. Que observas? Alguns objectos vão ao fundo, como a plasticina, os berlindes e os clipes, mas outros, como a cortiça e a madeira, ficam a flutuar.


Porquê? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Então experimenta um prego pequeno e um pedaço de madeira grande. O prego vai ao fundo e a madeira flutua. E qual é mais pesado? Ou então experimenta pegar na bola grande de plasticina que foi ao fundo, faz um barco com ela e põe-o na água, mas sem deixar entrar água no barco! Que vês agora?


\begin{floatingfigure}{8cm}
\mbox{\epsfig {file=afunda2cor.eps,width=8cm}}
\end{floatingfigure}

Já flutua, não é? E, no entanto, a plasticina é a mesma e pesa o mesmo! Põe os berlindes e os clipes dentro do barco. O barco não vai ao fundo! E tem o peso da plasticina, mais o peso dos berlindes e dos clips. Porque será?





O afundar ou flutuar de objectos depende do espaço que eles ocupam dentro da água... O pedaço de madeira ocupa um espaço maior dentro da água do que o prego e por isso não vai ao fundo mesmo sendo mais pesado. Quando fizeste um barco com a plasticina ela passou a ocupar um espaço maior dentro da água, embora o peso continuasse o mesmo. É por isso que os barcos de ferro, muito pesados, conseguem flutuar nos rios ou nos mares.

afunda não afunda


next up previous
Next: 6. EQUILIBRA-SE OU NÃO? Up: wwwlivro Previous: 4. COMO FUNCIONAM OS
Helmut Wolters
1999-10-19