Lítio


Aditivo de lubrificantes
Pilhas
Vidro, medicamentos

Aplicações

É utilizado como desgaseificante e agente de refinação de metais fundidos, como por exemplo na produção do cobre e suas ligas. Também actua como agente de refinamento de grão e aumenta a fluidez dos metais fundidos. Devido ao baixo valor da sua massa atómica, os compostos de lítio apresentam massas moleculares relativamente pequenas, o que oferece vantagens em certas aplicações, como é o caso do uso do hidróxido de lítio na absorção de dióxido de carbono em submarinos e veículos espaciais.

A existência de pequenas percentagens de óxido de lítio em algumas substâncias utilizadas em cerâmica tem a vantagem de fazer baixar sensivelmente os pontos de fusão respectivos. Para esse efeito bem como para a produção de certas qualidades especiais de vidro usa-se o carbonato de lítio.

O fluoreto de lítio é utilizado na construção de prismas e espectrofotómetros de infra-vermelhos e aplica-se no fabrico de esmaltes. O cloreto e o brometo de lítio podem usar-se como agentes exsicantes e são utilizados como lubrificantes. Uma das aplicações mais importantes deste elemento consiste na preparação de reagentes para síntese orgânica, em particular os hidretos complexos de alumínio e boro, de aplicação muito generalizada.