Nitrogénio


Criocirurgia
Refrigerante (azoto líquido)
Produção de amoníaco

Aplicações

O nitrogénio gasoso tem uma larga aplicação na indústria, destacando-se as indústrias química, alimentar, eléctrica e metalúrgica. Na indústria química, é usado para diluir gases reagentes, para aumentar o rendimento de algumas reacções, para diminuir o risco de fogo ou explosão de certas reacções ou, ainda, para evitar a oxidação, decomposição ou hidrólise de reagentes ou produtos. Na indústria alimentar é frequentemente utilizado para evitar a oxidação de certas desperdícios ou ainda para inibir o desenvolvimento de bolores e insectos. Na indústria eléctrica, o nitrogénio é usado para evitar oxidações e reacções químicas indesejáveis. Pode também ser usado na pressurização do revestimento de cabos eléctricos, em lasers e como blindagem de motores. Na indústria metalúrgica usa-se em grandes quantidades para evitar a oxidação de certos metais ou a carbonização em processos de soldadura.

O nitrogénio é ainda usado como gás não-reactivo no fabrico de borrachas ou plásticos expandidos, encontrando igualmente aplicação em túneis de vento ou como líquido pressurizante de propulsores de reacção.

Os usos do azoto líquido estão relacionados com a sua disponibilidade, inércia química e baixa temperatura. As indústrias de transporte relacionadas com o ramo alimentar usam nitrogénio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento. Por este processo mantém-se a textura original e o sabor natural dos alimentos.Também, em criobiologia se utiliza nitrogénio líquido para preservar sangue, medula óssea, tecidos, órgãos e sémen.

Na indústria electrónica usa-se azoto líquido na refrigeração de componentes electrónicos.