Sódio


História

O cloreto de sódio, o comum sal das cozinhas, e o carbonato de sódio são conhecidos desde a antiguidade. Uma vez que o primeiro é provavelmente uma necessidade vital e foi provavelmente utilizado na comida desde tempos imemoriais, enquanto o segundo, além de ocorrer naturalmente, constitui uma porção considerável das cinzas de algas marinhas, sendo já conhecido e utilizado pelos antigos egípcios.

O sódio metálico foi pela primeira vez isolado por Sir Humphrey Davy em 1807 por electrólise de hidróxido de sódio sólido humedecido. Naquela altura os hidróxidos de sódio e de potássio eram encarados como substâncias elementares e eram chamados alcalis fixos. Davy obteve igualmente potássio metálico; dirigindo-se numa carta a um amigo, escreveu acerca da sua descoberta:

"Decompus e recompus os alcalis fixos e descobri que as suas bases eram duas novas substâncias inflamáveis muito semelhantes a metais; mas uma delas é mais leve do que a outra e muitíssimo combustível. Assim há dois corpos decompostos e dois novos corpos elementares descobertos".