Sódio


Iluminação de estradas
Refrigerante em centrais nucleares
Baterias
Sal de cozinha, soda cáustica, vidro

Aplicações

O sódio pode reduzir muitos óxidos de outros metais e utiliza-se muitas vezes como agente redutor, tal como o seu hidreto. Forma ligas com muitos metais, das quais as mais importantes são formadas com chumbo e mercúrio. Da reacção com uma grande variedade de substâncias orgânicas podem resultar vários derivados e radicais livres, muitos deles importantes intermediários em síntese orgânica, sobretudo em reacções de polimerização.

Os compostos de sódio mais importantes são o cloreto, o peróxido, o tetraborato, os silicatos, o clorato, o tiossulfato e o hidróxido de sódio.

O cloreto de sódio constitui a principal matéria-prima para a obtenção dos outros sais; o hidróxido de sódio utiliza-se correntemente como reagente industrial, no fabrico de sabão, celulose, papel, rayon, e muitos outros produtos; o peróxido é um agente oxidante muito utilizado como branqueador de fibras têxteis; o tripolifosfato usa-se no tratamento de águas; o tetraborato emprega-se no fabrico de detergentes; os silicatos no fabrico de vidros; e o clorato no fabrico de explosivos; finalmente o tiossulfato é utilizado em fotografia como revelador.