Magnésio


Acção Biológica

O magnésio é um elemento essencial para a vida animal e vegetal. A actividade fotossintética da maior parte das plantas é baseada na absorção da energia da luz solar, para transformar água e dióxido de carbono em hidratos de carbono e oxigénio. Esta reacção só é possível devido à presença de clorofila, cujos pigmentos contêm um composto rico em magnésio.

Nos sistemas animais, o magnésio também desempenha um papel importante em reacções de catálise enzimática envolvendo o grupo dos fosfatos e que estão associadas à transferência de energia e ao estímulo a nível muscular.

A falta de magnésio no corpo humano, pode provocar diarreia ou vómitos bem como hiperirritabilidade ou uma ligeira calcificação nos tecidos. Em casos extremos, esta deficiência provoca tremuras, desorientação ou mesmo convulsões que levam à morte. Um adulto necessita, diariamente, de 300 mg de magnésio para um bom equilíbrio electrolítico. O excesso de magnésio é prontamente eliminado pelo corpo. No entanto, deve ter-se em atenção que compostos de magnésio como o sulfato (sais de Epsom) ou o hidróxido, são laxantes e purgativos bastante eficazes, pelo que o seu uso se deve fazer com moderação.