Fósforo


Ocorrência

Devido ao seu importante papel nos processos biológicos, o fósforo é um dos elementos mais dispersos na Natureza. Não ocorre livre, sendo comum encontrá-lo na forma de fosfatos que constituem cerca de 0,10 % da crusta terrestre. Estima-se que seja o 11º elemento mais abundante nas rochas vulcânicas e sedimentares. O fósforo encontra-se em quase todas as rochas vulcânicas, tendo estado presente nas erupções vulcânicas durante o período de formação da Terra. A erosão dos depósitos de fosfatos vulcânicos pela água, e posterior assimilação por plantas pré-históricas, introduziu o fósforo nos mecanismos biológicos.

O fósforo encontra-se em perto de 190 minerais distintos, mas apenas a série da apatite tem um papel importante como fonte de fósforo. Esta série é representada pela seguinte fórmula para uma célula unitária Ca10(PO4)6 (F, Cl ou OH)2.

Apesar de o fósforo estar presente nos tecidos ósseos e nos dentes como hidroxiapatite, os grandes depósitos de fosfatos na Natureza são compostos principalmente por fluorapatite. Os depósitos de rochas ricas em fosfatos em todo o Mundo estimam-se em 50 mil milhões de toneladas. Destas cerca de 2/3 encontra-se no Norte de África e o restante 1/3 disribuído pelos territórios dos EUA e da Rússia.