Cálcio


Preparação de metais, metalurgia
Revestimento para cabos, baterias
Adubos químicos
Gesso, cimento

Aplicações

O cálcio tem importantes aplicações como constituinte de ligas de chumbo e de alumínio, como agente redutor na obtenção de outros metais a partir dos seus óxidos, como desoxidante para o ferro, aço, cobre e suas ligas.

O mais importante dos seus compostos é o carbonato de cálcio que se apresenta em cristais incolores, como na calcite, possuindo a propriedade da birrefrangência, ou ainda numa segunda forma cristalina, a aragonite. É o principal constituinte das pérolas e conchas marinhas e encontra-se nas formações das cavernas calcárias. Por aquecimento dá a cal viva que reage com a água formando a cal apagada; esta, misturada com água e areia, forma a argamassa. Por aquecimento em forno eléctrico de calcite, possuindo a propriedade da birrefrangência, ou ainda numa segunda forma cristalina, a aragonite. É o principal constituinte das pérolas e conchas marinhas e encontra-se nas formações das cavernas calcárias. Por aquecimento dá a cal viva que reage com a água formando a cal apagada; esta, misturada com água e areia, forma a argamassa. Por aquecimento em forno eléctrico de óxido de cálcio com coque, forma-se o carboneto de cálcio, vulgarmente chamado de "carbite"; este, por sua vez, reagindo com água produz acetileno, um dos mais importantes compostos da química orgânica.

O sulfato de cálcio encontra-se na Natureza nos minerais gesso (utilizado em construção) e anidrite. O metafosfato de cálcio tem larga aplicação como abrasivo suave e como neutralizador nos cremes dentífricos. O fosfato monobásico de cálcio utiliza-se como fertilizante, enquanto o gesso (utilizado em construção) e anidrite. O metafosfato de cálcio tem larga aplicação como abrasivo suave e como neutralizador nos cremes dentífricos. O fosfato monobásico de cálcio utiliza-se como fertilizante, enquanto o cloreto de cálcio, misturado com gelo, constitui uma excelente mistura frigorífica, utilizando-se igualmente como exsicador. O fluoreto de cálcio, constituinte do mineral fluorite, é matéria-prima comercial na obtenção do ácido fluorídrico, usando-se na indústria como fundente. Finalmente, o hipoclorito de cálcio tem grande aplicação como descorante, oxidante ou desinfectante.