Cálcio


Acção Biológica

O cálcio é um elemento essencial nos organismos vivos. Nas plantas tem um importante papel no metabolismo do azoto e na formação dos cloroplastos, presentes em todas as plantas fotossintéticas.

Nos animais, o cálcio é o elemento inorgânico mais abundante, e está localizado principalmente nos ossos e nos dentes sob a forma de fosfato de cálcio (apatite). Também o sangue é um reservatório importante do ião cálcio. De um modo geral, encontramos cálcio em todos os tecidos animais, com diversas funções como a de controlar a transmissão de impulsos nervosos, a acção muscular, a coagulação do sangue e a permeabilidade celular.

A deficiência de cálcio pode provocar raquitismo, falhas no mecanismo de coagulação do sangue, distúrbios nervosos e contracções musculares convulsivas. A ingestão de vitamina D aumenta bastante a absorção do ião cálcio: daí o seu emprego no tratamento do raquitismo. Um excesso de cálcio também é prejudicial pois pode provocar calcificações excessivas nos ossos ou nos rins (pedras nos rins).