Manganésio


Ferramentas, eixos de rodas
Arados
Baterias

Aplicações

A principal aplicação do manganésio puro é no fabrico de ligas de ferro-manganésio, que absorve mais de 90% da produção total. Utiliza-se também em ligas não ferrosas com alumínio e magnésio, cobre, níquel e zinco. No fabrico do aço, a presença do manganésio é essencial para o controlo do enxofre, e em aços especiais, para o controlo do carbono e do fósforo.

Conhece-se uma larga gama de compostos deste metal, mas apenas uma escassa dezena é fabricada e apresenta interesse industrial. O principal deles é o dióxido, utilizado na obtenção do metal, no fabrico de pilhas Le Clanché e como agente oxidante por exemplo na

preparação da hidroquinona a partir da anilina. O óxido manganoso é utilizado como fonte de manganésio em fertilizantes e constitui o produto intermediário mais frequente na preparação de compostos deste elemento. O sulfato manganoso utiliza-se na obtenção do metal por via electrolítica, no fabrico de tintas e vernizes, em tinturaria, em cerâmica e como fonte de manganésio em fertilizantes. O permanganato de potássio é um composto de cor púrpura, com propriedades fortemente oxidantes, que se utiliza sobretudo como desinfectante. Devido às suas propriedades, encontra ainda emprego no tratamento de águas, na purificação do ar e na preparação de certos compostos orgânicos, como por exemplo a sacarina. Utiliza-se também largamente como reagente analítico. São de referir, finalmente, alguns dos sais de ácidos orgânicos, como o naftenato, o oleato e o linoleato, usados principalmente em óleos secativos de tintas e vernizes.