Antimónio


Soldadura, caracteres de imprensa
Acumuladores de chumbo
Detectores de infra-vermelho
Maquilhagem

Aplicações

O antimónio é usado na metalurgia como elemento aditivo, uma vez que as suas propriedades físicas não são adequadas para aplicações em engenharia. A sua aplicação mais importante é como constituinte de uma liga à base de chumbo para conferir dureza e rigidez, melhorando igualmente a resistência à corrosão. É também utilizado como ingrediente em ligas de estanho. O antimónio é ainda usado em revestimento de cabos, moldes, soldaduras, tubos, etc.

O trióxido de antimónio usa-se como revestimento cerâmico e em instrumentos de metal. É também utilizado como pigmento branco em tintas. Com compostos de cloro ou polímeros é usado no fabrico de objectos à prova de fogo e plásticos. É ainda usado na composição de vidros, na preparação de fármacos e mordentes de tinta.

O sulfureto de antimónio é utilizado na vulcanização da borracha, como pigmento vermelho. A lenta oxidação do sulfureto forma um pigmento amarelo e este, misturado com outros pigmentos, permite a obtenção do azul. É ainda usado, em menores quantidades, em fogo de artifício, fulminantes e balas tracejantes.