Algumas Notas...

O projecto "Tabela Periódica" começou em 1994 por iniciativa do Softciências, uma organização sem fins lucrativos dedicada à produção de software educacional. A versão 1.0 era um programa para Windows que incluia a maior parte das propriedades dos elementos, que também fazem parte desta mais recente versão.

Algum tempo depois, sentimos que deviamos adicionar alguma informação relacionada com a história da descoberta do elemento, as suas aplicações, em que minerais pode ser encontrado na Natureza, etc. Também aproveitámos a oportunidade para melhorar o aspecto visual do programa. Nasceu assim, em 1997, a "Tabela Periódica v2.0". Continha várias centenas de páginas de hipertexto com informação sobre os elementos, propriedades de mais de 2000 isótopos, linhas espectrais, etc. Em paralelo também desenvolvemos uma versão web.

Em 1998, o Softciências pediu-nos uma tradução inglesa do programa. Este trabalho foi concluído no princípio de 1999. Desenvolvimentos recentes da tecnologia web (CSS, JavaScript) também nos permitiram fazer alguns melhoramentos à versão web. O site "Tabela Periódica v2.5" foi assim inaugurado no dia 1 de Fevereiro de 1999. Actualmente, o site contém cerca de 30Mb de páginas e imagens, espalhados por cerca de 4000 ficheiros, e tem uma média de 50 acessos por dia.

Na produção deste programa, utilizamos como principais fontes de informação os livros seguintes:

Também utilizamos um número elevado de OS (Windows/DOS, diversos Unixes, VMS), de linguagens de programação (Borland C++ 3.1 e 4.5, Microsoft Visual C++, Gnu C, Perl, Sed, Bash, JavaScript) e de outros programas (Netscape Navigator, Emacs, Microsoft Word, Excel e Internet Explorer, etc.)

Tivemos a colaboração de diversas pessoas e instituições às quais agradecemos sinceramente a ajuda:

Finalmente gostariamos de nos apresentar. Os autores desta "Tabela Periódica" são: Miguel Marques (programação, web, etc.), João Cardoso (informação, páginas de hipertexto, tradução, design etc.), João Paiva (logistica e aconselhamento), Prof. Carlos Fiolhais e Prof. Victor Gil (aconselhamento científico) e finalmente os nossos colaboradores Patrícia Aguiar e Dário Fonseca.