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O Mocho do SoftCiências

 

Programas do Ensino Secundário

8º ano - Física



Unidade Temática A: Nós e o Universo

  • Explicar a sucessão dos dias e das noites, as fases da Lua, os eclipses.
  • Interpretar o movimento aparente do Sol e estrelas em geral.
  • Distinguir corpos luminosos de corpos iluminados.
  • Relacionar escalas de distância no Universo, usando unidades de comprimento adequadas.
  • Situar-se em função dos pontos cardeais.
  • Situar a Terra e o Sistema Solar no Universo
  • Comparar diferentes características dos planetas do Sistema Solar (massa, diâmetro, distância média ao Sol, períodos de rotação e translação etc.).
  • Identificar aplicações de satélites artificiais.
  • Identificar a força gravitacional, responsável pelo movimento de um planeta à volta do Sol, como uma força atractiva em direcção ao centro dos corpos e que a sua intensidade aumenta com a massa de acordo com a expressão matemática F = G (Mm/d2).
  • Identificar a força gravítica, responsável pela queda dos corpos como um caso particular da força de atracção gravitacional.
  • Comparar intensidades das forças gravíticas exercidas por diferentes planetas sobre um mesmo corpo à sua superfície.
  • Conhecer as diferenças entre as grandezas peso e massa de um corpo.

Unidade Temática B: Corrente Eléctrica

  • Identificar num circuito eléctrico a fonte de energia, receptores e condutores.
  • Descrever, representar esquematicamente e montar circuitos simples, incluindo associações de resistências, com relevância para associações em paralelo.
  • Verificar a ocorrência de efeitos químicos, térmicos e magnéticos da passagem da corrente eléctrica e a sua relação com a variação da intensidade da corrente no circuito.
  • Distinguir materiais que conduzem melhor a corrente do que outros (sólidos e soluções).
  • Medir a resistência de um condutor filiforme a partir da diferença de potencial nos seus terminais e da intensidade que o percorre.
  • Fazer variar a intensidade da corrente usando condutores com diferentes características (material, comprimento e espessura).
  • Aplicar a Lei de Ohm e indicar os limites de aplicabilidade.
  • Relacionar a potência dos aparelhos electrodomésticos com a diferença de potencial nos seus terminais e com a intensidade da corrente que os atravessa e usar esse conhecimento para calcular consumos de electricidade.
  • Reconhecer a existência de correntes alternadas e distinguir, com base no sentido da corrente, corrente contínua de corrente alternada.
  • Referir o papel dos transformadores.

Unidade Temática C: Som e Audição

  • Indicar que os sons podem ser produzidos de diferentes maneiras, que são provocados por vibração da fonte sonora e que apenas são percepcionados quando atingem o ouvido com determinadas características.
  • Distinguir os atributos de som: altura, intensidade e duração.
  • Identificar frequência com o número de vibrações por segundo.
  • Indicar que o som se propaga desde a fonte sonora até ao receptor com diferentes velocidades conforme o meio.
  • Caracterizar o som como um fenómeno ondulatório que necessita de um suporte material para se propagar.
  • Indicar a velocidade de propagação do som no ar.
  • Relacionar distâncias percorridas pelo som com a velocidade e o tempo de propagação e calcular o valor de uma destas grandezas a partir de outras
  • Explicar o eco.
  • Distinguir um som musical de um ruído.
  • Indicar e descrever sumariamente aplicações de ultra-sons.
  • Distinguir intensidade sonora de intensidade auditiva.
  • Distinguir o som e a luz.
  • Situar os sons audíveis no espectro sonoro
  • Indicar os limites de audibilidade (escala de decibéis)
  • Distinguir entre bons e maus isoladores do som e dar exemplos.

Unidade Temática D: A Luz e a Visão

  • Indicar que num meio homogéneo a luz se propaga em linha recta desde a fonte luminosa ou de um objecto iluminado até aos nossos olhos.
  • Caracterizar defeitos de visão e indicar formas de os corrigir.
  • Relacionar o poder convergente e divergente de uma lente com a sua divergência focal e medir a potência de uma lente convergente.
  • Explicar a reflexão e a refracção da luz.
  • Identificar a refracção da luz como resultado do facto de a velocidade da luz não ser a mesma em diferentes meios transparentes.
  • Indicar que a luz não necessita de suporte material para se propagar.
  • Interpretar a dispersão da luz solar num prisma óptico e indicar o que é a radiação monocromática.
  • Interpretar a cor de alguns objectos com base na absorção e reflexão selectiva de radiações incidentes.
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