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O Mocho do SoftCiências

 

Programas do Ensino Secundário

9º ano - Física



Unidade Temática A: Produção e Consumo de Energia

  • Usar adequadamente o conceito de sistema.
  • Indicar que a energia pode ser armazenada num sistema e que pode ser transferida por interacção entre sistemas.
  • Indicar a fonte e o receptor numa transferência de energia.
  • Calcular a energia transferida para um aparelho durante um determinado intervalo de tempo.
  • Calcular o rendimento de um aparelho.
  • Identificar o calor como medida da energia transferida espontaneamente de um sistema a temperatura mais elevada para um sistema a temperatura mais baixa até se atingir o equilíbrio térmico.
  • Calcular a quantidade de energia transferida para um corpo por aquecimento, a partir dos valores da capacidade térmica mássica do material, da massa deste e da variação de temperatura ocorrida.
  • Explicar algumas situações de uso corrente com base em mecanismos de transferência de energia: condução, convecção e radiação.
  • Distinguir maus e bons isoladores térmicos com base em valores tabelados de condutividade térmica para diferentes materiais.
  • Indicar que nos processos de transferência de energia como calor a quantidade de energia utilizável diminui devido à degradação de energia.
  • Indicar que a energia se conserva globalmente, mas diminui a possibilidade da sua utilização quando há degradação.
  • Identificar o trabalho como medida de energia transferida pela acção de forças.
  • Calcular a energia transferida como trabalho quando uma força é aplicada na direcção do movimento de um corpo.
  • Distinguir uma central hidroeléctrica de uma central termoeléctrica.
  • Indicar que as várias manifestações de energia correspondem a duas formas básicas de energia: cinética e potencial.
  • Interpretar gráficos referentes a dados energéticos
  • Analisar as vantagens e desvantagens da produção de energia com base na utilização de recursos energéticos renováveis e não renováveis.

Unidade Temática B: Transportes e Segurança

  • Calcular velocidades médias e distinguir velocidade média de velocidade instantânea.
  • Relacionar a aceleração nos movimentos rectilíneos com a taxa de variação temporal do valor da velocidade e calcular acelerações médias.
  • Analisar gráficos distância percorrida/tempo e velocidade/tempo.
  • Caracterizar a força, a aceleração e a velocidade como grandezas vectoriais.
  • Determinar a resultante de forças que actuam num corpo.
  • Indicar que a alteração de forma de um corpo ou a variação da sua velocidade estão associadas à existência de forças responsáveis por essas alterações.
  • Relacionar a existência de repouso ou movimento rectilíneo e uniforme com o valor da resultante das forças que actuam num corpo.
  • Descrever o efeito do atrito nos movimentos.
  • Relacionar a aceleração adquirida por um corpo com a resultante das forças que actuam nesse corpo.
  • Explicar a flutuação, com base nos conceitos de densidade e impulsão.
  • Indicar que a energia cinética de um corpo que se move com velocidade v é dada pela relação (1/2) mv2.
  • Estimar a distância de segurança rodoviária, tempo de reacção de um condutor e tempo de travagem situações de movimento rectilíneo.
  • Interpretar situações de travagem de veículos utilizando as relações Fd = (1/2) mv2.
  • Explicar o papel dos dispositivos de segurança nos automóveis com base no conceito de pressão.
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